Vereador celebra aniversário do Bongi

Os 156 anos do Bongi, comemorados no último dia 6, foram lembrados pelo vereador Estefano Menudo (PHS) em discurso na tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira (14). Com uma população de mais de 11 mil habitantes, de acordo com o IBGE, o bairro sobrevive do comércio informal e de várias empresas de grande e pequeno porte localizadas nos arredores ou na própria comunidade. “Tenho muito orgulho de morar e participar do processo de transformação social e de infraestrutura do Bongi”.

O parlamentar ressaltou a importância da participação da comunidade no processo de fortalecimento da cidadania e disse que, este ano, o bairro ficou entre os que tiveram maior representatividade na história do Orçamento Participativo. “Isso resultou em olhares mais atentos por parte de secretários, prefeito e governador”.  Ele também falou das mudanças e desafios que a comunidade tem passado, desde o engenho de açúcar, a olaria que fabricava tijolos, a vacaria que abrangia grande parte do Bongi e o rio que propiciava a pesca de camarões de água doce. “A luta por melhores condições de sobrevivência começou em 1853, com a imigração de algumas pessoas do interior de Pernambuco e de outros estados, com a intenção de encontrar na comunidade melhores condições de vida”.

Estefano Menudo fez questão ainda de parabenizar o povo do Bongi que, segundo ele, é o principal responsável pelas transformações positivas que vem acontecendo ultimamente com relação aos aspectos sociais. “A grandiosidade da participação popular em todos os momentos políticos de nossa cidade é de grande importância e serve de exemplo para outras comunidades que recebem este reflexo e que também estão sofrendo este processo de transformação social, como a Mustardinha, San Martin, Afogados e outras. É pela importância da comunidade que presto esta simples homenagem, fazendo constar nos anais desta Casa Legislativa os 156 anos do Bongi”.

Origem – O Bongi, antes denomindado Engenho Boa Vista, fazia parte da propriedade de Manoel Gonçalves da Luz, mais conhecido como Neco Chicó. Mas há controvérsias acerca do nome do bairro. Alguns acham que deriva do verbo mugir, por causa da Estrada das Boiadas, e outros acreditam que a origem é indígena. No Tupi, Bon’ji significa o rio que faz a curva, o que daria a grafia de Bonji.

Em 14.09.10, às 17h.