Vereador pede Compaz no bairro do Pina

O vereador Eduardo Chera (PSC) quer a construção de uma unidade do Compaz no bairro do Pina. O requerimento destinado ao prefeito do Recife foi aprovado por unanimidade no final do ano passado e já foi encaminhado ao Poder Executivo. A capital pernambucana possui dois Centros Comunitários da Paz, um no Alto Santa Terezinha e outro no Cordeiro.

Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques, o Compaz foi concebido sob a ideia de difundir a Cultura de Paz com o objetivo de garantir inclusão social e o fortalecimento comunitário. Conhecidos como "Fábricas de Cidadania", os equipamentos se destacam pela estrutura e pela quantidade de atendimentos e serviços oferecidos.

Para o parlamentar, a construção de um Compaz no Pina fortalecerá iniciativas já desenvolvidas no bairro, como oficinas de artes marciais, dança e música; além de oferecer aos moradores outras atividades de esporte e lazer, biblioteca de qualidade, cursos de capacitação profissional, mediação de conflitos e acesso à Justiça. “Isso seria de grande importância para os moradores daquela localidade, e ajudaria a diminuir a ociosidade de jovens e adolescentes que moram no bairro”.

Eduardo Chera reforça que já existe um espaço para a instalação da unidade, um terreno de propriedade pública em frente ao 19º Batalhão de Polícia Militar. “Este terreno está em um lugar estratégico, mas está servindo apenas como depósito de descartes de lixo e estacionamento irregular”, lamentou.

 

Em 21.01.2019, às 12h28

registrado em: eduardo chera