Vereador presta homenagem às Freviocas

Elas são símbolos do nosso carnaval e devem se tornar também Patrimônio Artístico e Cultural do Recife. Os parlamentares aprovaram por unanimidade o projeto de lei, de autoria do vereador Estefano Menudo (PHS), que concede o título às Freviocas I e II. A proposta recebeu pareceres favoráveis das Comissões de Cultura e de Legislação e Justiça e será agora encaminhada ao Executivo para sanção ou veto.

“Elas são uma espécie de trio elétrico do carnaval do Recife e de extrema importância cultural para a cidade”, destacou o autor do projeto. Criada em 1979, a primeira delas estreou pelas ruas do centro da cidade no carnaval de 1980.  Seu idealizador, o jornalista e escritor Leonardo Dantas Silva, tinha como objetivo reviver os velhos carnavais de rua, proporcionando a presença de uma orquestra para animar os desfiles das agremiações, já que poucas tinham condições financeiras para isso.

Curiosidades - A Frevioca I era um antigo caminhão decorado, com amplificadores de som e uma orquestra composta por 32 músicos, sob a regência do maestro Ademir Araújo. Depois passou a ser conduzida por uma carroceria de ônibus e posteriormente por um bonde.

Em 30.06.2010, às 18h.