Aline Mariano critica requerimento de Rinaldo Júnior

A vereadora Aline Mariano (PMDB), líder do governo, fez questão de subir à tribuna na tarde desta terça-feira, 6, para tecer críticas ao requerimento 3915/2017, de autoria do vereador Rinaldo Júnior (PRB). O documento solicita a presença do prefeito com o intuito de esclarecer as denúncias veiculadas nos meios de comunicação, a partir das delações da empresa JBS envolvendo doações para campanhas.

“Já fiz esclarecimentos sobre ao assunto, li a nota oficial do prefeito Geraldo Julio, mas, agora, chegamos ao limite em querer convocar o prefeito para dar esclarecimentos acerca de um processo, que se deu de forma legal e que já foi observado pelas autoridades. Não posso deixar de vir à tribuna e dizer que isto é uma pirotecnia”.

Segundo a parlamentar, a doação foi legal e o prefeito não a escondeu em nenhum momento. “Qual político não pediu a um empresário ou a um amigo para ajudar na campanha? A sociedade pode até não entender, mas não existe ilegalidade nenhuma desde que o recurso seja legal, “por dentro”. E o recurso desta empresa chegou para o PSB nacional. Nas gravações, quando se fala em propina, o delator expressa a informação de que não teve nada em troca. Isto quer dizer que não houve propina. Perguntaram se houve troca de favor e ele responde “não”.

Aline Mariano enfatizou que o prefeito Geraldo Julio é uma pessoa idônea e solicitou que os demais parlamentares votassem contrários ao requerimento.  “Geraldo Julio e Paulo Câmara sempre foram conhecidos pela seriedade e zelo da coisa pública. O prefeito é funcionário público de carreira e reelegeu-se com 500 mil votos. Geraldo Julio nunca se negou a prestar esclarecimentos acerca dessa matéria e não posso levar em consideração uma solicitação como esta. Vamos cuidar do Recife e  gostaria que os vereadores votassem não ao requerimento”.

O requerimento foi rejeitado por 17 votos. Três votos foram "sim" e houve uma abstenção.


Em 06.06.17 às 16h50.