Almir Fernando entrega medalha a líder comunitário

Para manter a tradição de seu mandato, que todos os anos comemora o Dia Municipal do Líder Comunitário, o vereador Almir Fernando (PCdoB), realizou sessão solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, hoje, 16, para entrega da Medalha de Mérito José Mariano ao líder comunitário Dimas Ferreira de Lima, do Córrego São Domingos Sávio, localizado em Casa Amarela. Outros dez representantes de comunidades também receberam diplomas e medalhas. Nos anos anteriores, o vereador realizou solenidades com o mesmo objetivo de dar visibilidade às lideranças que têm atuação na periferia do Recife.

A reunião solene, que começou às 10h30 e durou uma hora, foi presidida pelo vereador Alfredo Santana (PRB). A mesa foi composta pelo comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, tenente-coronel Ronaldo Carvalho; o conselheiro da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), João José da Silva; a idealizadora de projetos sociais e secretária da Associação de Moradores de Domingos Sávio, Irene Fanini, além do homenageado. A Medalha é a maior comenda do Pode Legislativo e foi criada pelo Decreto Legislativo nº 409, de 17 de junho de 1968. Ela tem o busto do primeiro prefeito eleito do Recife, José Mariano e o brasão do município. Para que a homenagem seja aprovada, é necessário o voto de dois terços dos vereadores que compõem a Câmara Municipal.

Almir Fernando fez uma descrição das qualidades e características de um líder comunitário. “Ele não se preocupa em agradar a todos, mas em alcançar o objetivo proposto pela comunidade. O líder tem convicção de onde quer chegar e não olha para os empecilhos; não desiste, mas renova suas forças a cada dia; o verdadeiro líder faz o trabalho por amor, por prazer e como voluntário; não usa sua liderança ou associação para se promover e conquistar cargos, quer sejam políticos ou não; o verdadeiro líder não traz pessoas de outras comunidades para administrar sua região”, ressaltou o vereador.

Ele acrescentou que, entre suas atribuições, o líder promove a comunidade e faz as pessoas se sentirem que estão no centro e não na periferia dos planos. “Quando isso acontece, as pessoas se sentem valorizadas e isso dá um novo sentido ao seu ego; e o comunitário se sente realizado por mais um dia árduo de trabalho sem remuneração”, afirmou.  As lutas, ressaltou Almir Fernando, vão desde os pleitos para as obras de saneamento e água, asfalto, iluminação, alimentação e outros atendimento básico de assistência.

Após receber a comenda, em seu discurso de agradecimento, Dimas Ferreira de Lima disse que fazer política comunitária não é uma tarefa fácil. “Mesmo assim, eu gosto de ajudar a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da minha comunidade”, afirmou. Ele lembrou alguns episódios que vivenciou enquanto exerce a sua função e lamentou que muitas vezes “as pessoas pensam que um líder é uma pessoa que tem dinheiro ou então que recebe um salário alto para cumprir sua tarefa”, observou. Atualmente, Dimas, como é conhecido, vem lutando para a construção de uma escola municipal na comunidade que conta com em média 1500 moradores.

Ele também falou dos problemas de saúde que vêm enfrentando, tendo inclusive feito algumas intervenções cardíacas e das perdas familiares que ocorreram este ano. Agradeceu ao vereador Almir Fernando, autor da homenagem, e aos demais vereadores, que aprovaram a realização de solenidade. O conselheiro da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), João José da Silva, parabenizou o vereador pela comemoração do Dia Municipal do Líder Comunitário e disse que o evento “potencializa as políticas comunitárias”. Segundo João José, a importância do  líder comunitário é que esse “faz com que as políticas públicas cheguem ao contexto social”.

Dimas Ferreira de Lima é recifense e nasceu no dia 17 de agosto de 1954. Filho do motorista José Ferreira de Lima e da dona de casa Maria José de Lima, é casado com Silvânia Santana e pai de seis filhos. Mora na mesma rua, a São Domingos Sávio, em Casa Amarela, desde os dois anos de idade. Trabalhou como porteiro de cinema, porteiro em presídio, serralheiro e maqueiro do Hospital da Restauração, onde passou 35 anos. Em 1990 começou a se envolver na vida política, quando foi vice-presidente da Associação de São Lourenço da Mata. Em 1994, filiou-se ao PSDB e segue no partido até os dias atuais.

Também foi dirigente da Feaca, onde lutou pelos títulos de posse de terra. Em 1998, elegeu-se presidente da antiga Associação dos Moradores do Córrego São Domingos Sávio, que atualmente se chama Associação do Estado de Pernambuco. Como presidente da associação da comunidade onde mora, conseguiu grandes conquistas, entre elas a manutenção do Programa do Leite, além da construção de vários muros de arrimo nas barreiras da comunidade, colocação de transformadores para controlar a energia da região, o encanamento para chegar água nas casas da comunidade, entre outras conquistas.