Apreciadores da Astronomia são homenageados em reunião solene

Num gesto de resgate cultural e por desenvolverem um conjunto de atividades de divulgação da cultura científica, os apreciadores da Astronomia foram homenageados na Casa de José Mariano na manhã desta quarta-feira (23), cuja iniciativa partiu do vereador Wanderson Florêncio (PSC). O Vice Presidente da Câmara, vereador Carlos Gueiros (PSB), conduziu o evento.

Segundo o vereador Wanderson Florêncio, questionar a validade e utilidade da Astronomia hoje é como questioná-la na época dos antigos gregos, ou na época das Grandes Navegações. “Se nossos ancestrais não tivessem se dedicado à Astronomia, provavelmente sequer estaríamos aqui agora. Com estudo e uma reflexão mais profunda percebe-se, de forma cabal, que mesmo no dia a dia, a Astronomia participa de nossas vidas de modo intenso e inexorável.”, ressaltou.

O parlamentar destacou que no Recife foi criado o projeto “Desvendando o Céu Austral”, em 2014, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, com a finalidade de atrair novos cientistas e integrar pessoas de diversas áreas de conhecimento e interesses. “O projeto monta os telescópios e disponibiliza o acesso aos que desejam observar o céu e aprender um pouco de astronomia. Monitores explicam sobre o funcionamento dos instrumentos, sobre os astros observados e sobre a história da Astronomia em Pernambuco”.

Nas quartas- feiras, à noite, os telescópios são montados no campo de futebol da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Aos domingos, a partir de um convênio firmado entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Fundarpe, as observações são realizadas da cúpula da Torre Malakoff, das 16 até 20h. “A Torre é um antigo observatório, localizado no bairro do Recife, construído no século XIX. O número médio de visitantes à Torre aos domingos é de 200 pessoas”, completou o vereador.

Wanderson Florêncio enalteceu que deu entrada a um Projeto de Lei para criar Lei Municipal da Semana da Astronomia, sempre na semana que constar o dia 20 de setembro. “A data escolhida é a do dia do nascimento de George Marcgrave, alemão com formação em matemática, história natural, astronomia e medicina. Em 1638, veio para o Brasil, onde ficou até 1643. Realizou expedições nos estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e no Ceará”.

George Marcgrave, segundo o vereador, foi trazido ao Recife, em 1638, por Mauricio de Nassau. Montou no Recife o primeiro observatório das Américas e de todo o hemisfério sul. “Por isso Recife é chamada de O Berço da Astronomia das Américas. Marcgrave era, também, Botânico, Cartógrafo e Naturalista. Ele foi o pioneiro no uso da luneta astronômica no Brasil. No Recife começou a estudar as estrelas do Hemisfério Sul e  fenômenos celestes (eclipses da Lua e do Sol,  manchas solares , etc.). Entusiasmado com o trabalho do astrônomo, Maurício de Nassau fez construir um Observatório Astronômico”.

O professor do Departamento de Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Antônio Carlos Miranda, ressaltou a importância do Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência, que ocupa uma área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda.  “O maior museu a céu aberto da América Latina! Vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, para a sociedade. Todos deveriam conhecer este grande e riquíssimo local”. Após suas palavras, o professor exibiu um vídeo sobre a instituição e as ações do local.

Antônio Carlos Miranda também citou o observatório astronômico nacional, localizado na cidade de Itacuruba, no Sertão de Itaparica, a 480 quilômetros de Recife.  É o observatório com o segundo maior telescópio no Brasil – o primeiro está em Minas Gerais. É o OASI – sigla para Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica. “A cidade, inclusive, passou a nomear o asteróide 10468, graças às pesquisas realizadas no Observatório Astronômico que funciona na cidade do sertão”.

O professor concluiu seu discurso destacando, assim como o vereador Wanderson Florêncio, o projeto “Desvendando o Céu Astral”, integrado por estudantes da UFRPE e de outras instituições, além de professores da Universidade de diversas áreas e técnicos. O projeto desenvolve um conjunto de atividades de divulgação da cultura científica, tendo como finalidade de atrair novos cientistas e integrar pessoas de diversas áreas de conhecimento e interesses. “Peço que as gestões estimulem esta iniciativa”. O Desvendando o Céu Astral possui minicurso sobre astronomia; Curso de Introdução à Astronomia; Oficina das Constelações da Bandeira do Brasil; Palestras; Turismo astronômico;  Observações astronômicas; Teatro científico experimental e Oficina de foguetes educativos.


Em 23.08.17 às 12h53.