Aumento dos acidentes com motociclistas no Recife é tema de audiência

De acordo com dados obtidos pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), a motocicleta foi o veículo com maior número de acidentes em 2017,no Brasil. Os acidentes com moto, em Pernambuco, custam R$ 1,1 bilhões aos cofres públicos e as indenizações com motocicletas correspondem a 76% só neste ano, no país. Diante dos dados alarmantes, o parlamentar convocou uma audiência pública, na manhã desta terça-feira (12), para debater o tema: “Os motociclistas no trânsito do Recife: o aumento no número de acidentes”. Estiveram na mesa, o 2º Sargento Teófilo, representante do Parque Regional e Manutenção/7; a presidente da CTTU, Taciana Ferreira; o médico cirurgião diretor educacional do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), Hélio Calábria; o diretor representante do projeto Moto Amiga, Marcelo Sadi e o motociclista João Luiz.

O vereador Rodrigo Coutinho ressaltou que cada vez mais os serviços de resgate nas ruas, os atendimentos de emergência dos hospitais e mesmo as unidades de terapia intensiva vêm sendo dominados pelas vítimas de acidentes de motocicletas. "Em 2011, de acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ocorreram 72,4 mil internações de vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 35,7 mil foram vítimas de acidentes de moto, o que representa quase 50%".

Em sua fala, Taciana Ferreira detalhou o trabalho realizado pela CTTU e ressaltou a importância do atendimento da autarquia. “Temos nos empenhado para reduzir o tempo de atendimento, e conseguimos diminuir alguns casos de uma hora para 20 minutos. A gestão prefeito Geraldo Julio investe no setor de segurança com 70 equipamentos de fiscalização eletrônica em tempo real. Os equipamentos de redução de velocidade têm contribuído para a diminuição de acidentes no Recife. Espero que a gente possa reverter o quadro alarmante, especificamente no Brasil, que não pode ser mais comparado com os altos números de mortes em guerras”. A presidente pontuou que ações educativas serão dinamizadas ainda neste ano. “A CTTU tem o trabalho de educação para o trânsito e será mais intensificado no segundo semestre com foco no motociclista e no pedestre. Estamos abertos para sugestões e que juntos possamos enfrentar esse grande problema. A motocicleta não é perigosa. Perigosa é a forma como é conduzida”.

Para o médico Hélio Calábria, Pernambuco tem pago uma conta muito alta para os acidentados de motos. No ano de 2015, o valor no orçamento superou os gastos com pacientes com câncer, no estado. "O acidente de trânsito é evitável e esse dinheiro poderia ser utilizado para outras doenças. Por isso, fazemos um trabalho de conscientização com a Operação Lei Seca para tentar reduzir o número de mortes. Nas pesquisas do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), 50% da pessoas atendidas no Hospital da Restauração tinham sequer habilitação para dirigir moto. Isso é muito grave. Chegam muitos machucados, sem equipamentos de proteção e com calçados abertos (sandálias) e o pé é o membro mais amputado. O Cepam fala sobre essas formas de acidente de uma forma clara para ver se chama a atenção da sociedade que, infelizmente, tem achado normal dirigir uma moto sem a habilitação necessária".

Segundo o sargento Teófilo, o debate é atual e está sendo comentado no mundo inteiro. "Em 2009 , a declaração de Moscou apontou 5 pilares que focam no comportamento dos militares no trânsito. O principal é a dignidade da pessoa humana e respeito aos direitos humanos e ao direito democrático no trânsito. O segundo é a igualdade de direitos e o terceiro o princípio da responsabilidade pela vida das pessoas. O comportamento expressa princípios e valores, e isto está intrínseco para nós, militares. Para quem nos conhece sabe que isso é latente, assim como o respeito e a hierarquia".

Marcelo Sadi falou sobre o projeto Moto Amiga e comentou sobre os modelos de moto mais adequados para o trânsito local.  "O que também prejudica é o asfalto que nós temos. É impossível andar de moto dessa forma, na cidade.  O produto mais vendido da Honda é a Pop 10, que é vendida aqui no Nordeste e em mas nenhum outro lugar do Brasil, porque é necessária para este tipo de asfalto. O motociclista precisa estar preparado para desviar dos problemas do asfalto, caso contrário acontece o acidente". Já o motociclista João Luiz, destacou que a atenção no trânsito é fundamental. "Sou usuário de motocicletas há 40 anos e nunca sofri um acidente e o segredo para isso é responsabilidade. Segundo estatísticas, 21% dos acidentes são as motos e este número vem subindo. No Brasil, todo os números são muito altos, infelizmente".

 

Em 12.06.18 às 13h11.