Câmara aprova projeto do Plano Urbanístico do Recife

Em reunião tumultuada e na presença de componentes do movimento OcupeEstelita, contrários ao projeto, a Câmara do Recife aprovou esta tarde em duas discussões, o projeto de lei do Executivo 08/2015, regulamentado o plano específico para os Cais de Santa Rita e José Estelita além do Cabanga. Ele define normas para uso e ocupação dessas áreas. A bancada de oposição retirou-se do plenário e não votou, mesmo assim foi aprovado e enviado ao Executivo para sanção. Antes da votação, diversos vereadores pediram para discutir o tema.

Vicente André Gomes (PSB), presidente da Casa, explicou que o projeto já tinha sido amplamente discutido em audiências públicas e encontros dos movimentos com a Prefeitura e por isso chegou à Casa hoje e foi votado extra pauta. Ele disse que este projeto teve votação adiada para ser discutido democraticamente. Mas André Régis (PSDB) questionou a razão do PLE não constar da pauta do dia impedindo que fosse lido e debatido por todos.

Jurandir Liberal (PT) pediu para discutir o projeto do qual foi relator pela Comissão de Meio Ambiente, que ele preside. Discordou da falta de tempo para aprofundar o debate sobre tema de tamanha relevância. Marília Arraes (PSB) também discutiu o PLE e lamentou que tenha sido colocada extra pauta, em cima da hora, não permitindo que os parlamentares se inteirassem melhor do projeto. Ela também lamentou o fato da Câmara não ter permitido a entrada de mais membros do movimento OcupeEstelita nas galerias.

Isabella de Roldão (PDT) também lamentou que as portas tenham sido fechadas e o acesso ao plenário proibido. Reclamou da falta de discussão embora ela mesma tenha realizado uma audiência pública sobre o tema. Considerou arbitrária a falta de discussão. Antônio Luiz Neto (PTB) argumentou que a votação deveria ter sido colocada na pauta com tempo para que os parlamentares pudessem refletir e votar com consciência. Lembrou que a Casa é libertária por tradição.

 

Em 04/05/2015 às 18h01