Câmara celebra 45 anos de vida política de Joaquim Francisco

Governador, ministro, prefeito, deputado federal, deputado constituinte, secretário de Estado. Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti ocupou diversos cargos ao longo de sua carreira pública, por meio da qual arregimentou parceiros de trabalho, admiradores e eleitores. Na tarde desta quinta-feira (25), por iniciativa do vereador André Régis (PSDB), eles se reuniram para celebrar a trajetória do político, que completa cerca de 45 anos de experiência na área. A solenidade –que contou com a presença dos ex-governadores Gustavo Krause, João Lyra Neto e Roberto Magalhães, além de diversos vereadores e deputados – aconteceu no plenário da Câmara do Recife.

Ao subir à tribuna para saudar o homenageado, André Régis relatou como Joaquim Francisco influenciou sua história pessoal de interesse pela política. “Estou aqui homenageando alguém que tem a estatura de motivar as pessoas a entrarem na vida pública, mas entrar defendendo ideias e princípios, tendo vocação e o devido compromisso de servir. Tendo o compromisso de defender o bolso do contribuinte e de defender os valores básicos da democracia.”

O parlamentar ainda falou sobre a crise política brasileira e apontou Joaquim Francisco como um exemplo a ser seguido. “Nos próximos meses, teremos a oportunidade de impulsionar a vida pública para a volta das pessoas que acreditam no trabalho e no estudo. O nome de Joaquim Francisco nos traz luzes nesse momento de trevas.”

Em seguida, André Régis concedeu ao homenageado uma placa comemorativa. A deputada estadual Priscila Krause (DEM) entregou um buquê de flores à esposa de Joaquim Francisco, Silvia Couceiro.

Em seu discurso de agradecimento, Joaquim Francisco relembrou momentos de sua história política, fez comentários sobre o estado crítico da política brasileira e disse que espera continuar dando sua contribuição na esfera pública. “Nunca me calei diante da adversidade, enfrentei os desafios com a parceria dos amigos. Fiz aquilo que tive que fazer. Lutei, fui em frente para que a gente pudesse progredir. Ganhei e perdi eleições, sempre respeitando o desejo do povo. Tenho consciência de que o acúmulo dos conhecimentos desses 45 anos de vida pública me permitiu olhar para todos os amigos e amigas que aqui estão e poder dizer: eu cumpri com o meu dever. Mas ainda espero fazer mais pelo meu país, pelo meu Estado e pela minha querida cidade do Recife. Eu sei que daqui, de hoje, todos esses amigos vão sair construindo e reconstruindo-se. Queremos e vamos avançar.”

A reunião solene foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Câmara do Recife. Além de cumprimentar o homenageado com uma passagem bíblica, ele elogiou André Régis pela iniciativa do evento. “Quero parabenizá-lo pela proposição, fazendo esta Casa reconhecer os 45 anos de vida pública de um homem muito importante para o Recife.”

Em 25.05.2017, às 17h39