Câmara discute papel do vereador

Baseado nas solicitações feitas pelas comunidades, o vereador Almir Fernando (PCdoB) discutiu o papel do legislador, que segundo ele, quase sempre é confundido com o do Executivo. Ele disse na quarta-feira 04, na Câmara do Recife, que muitos acham que o vereador tem que resolver várias questões como falta de água, título de posse de terra, encostas, habitacionais. “Já fui convidado para debater com estudantes no Córrego do Euclides e a professora disse que alguns alunos queriam a presença do vereador, mas outros estavam com raiva porque o vereador não tinha construído barreira ou feito escadaria. Fiquei preocupado com as reações das pessoas nas ruas e tento mostrar a elas qual o papel do vereador e qual o do Executivo, que é quem executa as ações”.

 

Amaro Cipriano Maguari (PSB) lamentou a falta de informação das pessoas que não sabem o que é de responsabilidade do Executivo e o que é do Legislativo. “O Legislativo tem o seu papel e o Executivo também, mas muitos não entendem o papel de um vereador. Fazemos requerimentos e indicamos serviços, mas não temos como impor a excução deles”. Aline Mariano (PSDB) lamentou o fato dos requerimentos apresentados serem aprovados pela Casa, mas muitas vezes o gestor não atende. “É nosso papel indicar e solicitar serviços, mas as pessoas interpretam que o legislador é quem faz. O desgaste sobra para o legislador”.

Henrique Leite (PT) lembrou que a falta de informação ocorre no legislativo municipal. Segundo ele, os papeis são bem identificados quando se trata de legislativo estadual e federal. Ele acha que isso acontece porque o vereador está muito próximo do povo, nas comunidades. “Eles nos procuram como se a gente fosse advogado, médico, psicólogo e por ai vai. É preciso acelerar a mudança do Regimento Interno para que o legislativo tenha mais força”.

 

 

Em 05.12.2013 às 15h57