Comissão de Direitos Humanos recebe Abrasel e Fecomércio

Representantes dos setores de bares, restaurantes e comércio compareceram à reunião da Comissão de Direitos Humanos, na tarde desta segunda-feira, 30. O objetivo foi discutir dois projetos de Lei que estão em tramitação: o que determina a concessão de desconto em restaurantes para pessoas que realizaram cirurgia bariátrica e o que trata da proibição de cobrança em consequência da perda de comandas de consumo. Para a presidente da Comissão, Michele Collins (PP) o encontro foi muito importante para Casa. “O nosso papel é fazermos leis justas e ouvirmos o posicionamento da sociedade em relação às iniciativas”, afirmou .

Sobre os projetos de Lei, o  diretor Executivo da  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Valter Jarocki Jr.,  afirmou que é contra a cobrança diferenciada. "As pessoas que se submetem a este tipo de cirurgia, são capazes de consumir  o necessário para a sua condição, sem que isto tenha o preço diferente do que eu consumo, por exemplo". Opinião compartilhada pelo presidente da Abrasel,  Nuncio Natrielli, e pela assessora  Legislativa da Fecomércio, Manoela  de Souza Pereira.

Já no caso do projeto de Lei que trata da  perda da comanda de consumo os representantes chamaram a atenção para  a  possibilidade de alguns ajustes.  "O valor é subjetivo, baseado no entendimento do dono do estabelecimento, mas os consumidores conhecem as regras e a perda ocorre de forma rara", afirmou  Jarocki.


Atualmente, o estado conta com  6.200  estabelecimentos de bares ou restaurantes com o  CNPJ  ativo.  Na Região Metropólitana do Recife, são 2.700 locais.


No encontro da Comissão de Direitos Humanos foram discutidos  também  33 projetos de Lei   e distribuídos outros   oito. Participaram da reunião os vereadores Jayme Asfora (PMDB), Romerinho Jatobá ( PR  ) e, Wanderson Florêncio  (PSDB).

 

Em 30.09.2013, às 18h20