Comissão de Educação recebe AADEE´s

A participação de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) e do vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, vereador Ivan Moraes (PSOL), marcou a primeira reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, na manhã desta quinta-feira, 16. A presidente do colegiado, Ana Lúcia (PRB) e o vice-presidente, Renato Antunes (PSC ), intermediaram a conversa sobre a inclusão de crianças com deficiência nas escolas municipais e questões relacionadas ao concurso público da categoria. Eles também estabeleceram um cronograma de atividades e distribuíram 26 projetos de Lei Ordinária para análise e parecer dos membros da Comissão.

Os AADEE´s  presentes à reunião, Walkíria de Souza Alves, Andrew da Silva Casado e Thales Walmir do Espírito Santo Silva fizeram um relato da necessidade da contratação dos demais aprovados no concurso.  Segundo eles, foram 679 profissionais homologados, mas só 150 nomeados. Destes, 35 desistiram  e 115 foram contratados pela Prefeitura do Recife.  Eles afirmam que o número é pequeno diante da demanda na rede de ensino, em que há  3.420  estudantes que apresentam algum tipo de deficiência.

A vereadora Ana Lúcia – que é professora e já ocupou cargos de gestão nas escolas -  concorda com a questão e destacou o trabalho de alguns pais e mães. “Eu vivi  este contexto em sala de aula. Alguns pais e mães ficam na sala para acompanhar o filho deficiente. Outros, que não têm tempo, “guardam” seus filhos  em casa. É preciso garantir a inclusão com responsabilidade”.  Ela também contou que se comoveu ao ser procurada  pela mãe de um rapaz de 30 anos que nunca tinha sido levado para uma escola.

“É preciso lançarmos juntos um olhar humanizador sobre vidas que necessitam”, ressaltou a parlamentar.  O vereador Renato Antunes analisou  os prazos do concurso público dos AADEE´s, ponderou sobre a possibilidade de novas contratações para suprir a carência da rede e salientou a necessidade de manter um diálogo com a Secretaria de Educação do Recife. “É preciso ouvir o secretário da pasta, iniciando-se um diálogo sobre a questão  para se obter as informações necessárias”.

A sugestão foi acolhida pelo grupo e o vereador Ivan Moraes convidou a todos para participarem da reunião da Comissão de Direitos Humanos, que será realizada na próxima segunda-feira, às 13h30. “Podemos desenvolver ações para dar visibilidade à demanda de forma coordenada e conjunta. Considero a legalidade dos prazos do concurso, mas a necessidade das crianças suplanta essa questão”.

 

Em 16.02.2017, às 12h24