Dia Nacional de Lutas da Pessoa com Deficiência é comemorado na Câmara

No Dia Nacional de Lutas da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a Câmara Municipal do Recife não ficou indiferente. Os consultores de acessibilidade Michel Platini Santiago Bezerra Vieira e Jaqueline Martins deram dicas importantes para os funcionários da Casa de José Mariano. Uma delas, é uma lição de vida: “Algumas pessoas se sentem confusas ao encontrar alguém com deficiência. Esse desconforto é anulado quando nos damos a oportunidade da convivência com a diversidade humana e suas singularidades. Entretanto, não faça de conta que a diferença não existe. Se você se relacionar com uma pessoa com determinada especificidade, ignore a sua condição, porque deste forma, você não estará se relacionando com aquela pessoa em particular, mas com outra que não é real”.

As dicas de convivência com pessoas com deficiência foram repassados no plenarinho da Câmara, no evento intitulado “Casa de José Mariano Sem Barreiras”, dirigido aos funcionários, mas também aberto à população. Michel é cego e Jaqueline, intérprete de libras, e são servidores. “Falta esclarecimento para se perceber a pessoa com deficiência como sujeito de direito. E em geral, são infantilizadas ou ignoradas”, reclamou Michel, que todos os dias enfrenta diversos problemas para realizar tarefas simples do dia a dia. “O Recife é uma cidade complicada para a pessoa com deficiência. Nós enfrentamos diariamente barreiras arquitetônicas, físicas e atitudinais para irmos ao trabalho ou estudar”, lamentou.

As barreiras atitudinais são aquelas que dependem diretamente do cidadão que não ajudam os deficientes a atravessar rua, não perguntam se eles estão precisando de ajuda ou, quando se dispõem, fazem erradamente.  “Essa ação que estamos realizando é para capacitar, informar e deixar o servidor ciente desta temática. Achamos que é uma iniciativa necessária porque percebemos essas dificuldades nas audiências públicas, por exemplo, quando os cadeirantes têm dificuldade de chegar ao local do evento”, disse. A consultora de acessibilidade Jaqueline Martins disse que muitas vezes as pessoas querem ajudar um cadeirante e a primeira iniciativa é tocar na cadeira de rodas. “A cadeira é uma extensão do corpo do deficiente”, afirmou.

Um dos presentes foi o presidente da Comissão Municipal de Pessoa com Deficiência, Antônio Muniz. Ele parabenizou a  Câmara pela iniciativa e lembrou que ocorreu num dia especial. “O Dia Nacional de Lutas foi proposto pelo engenheiro pernambucano Cândido Pinto, no 2º Encontro de Entidades e Pessoas com Deficiência, realizado em 1982, em Vitória do Espírito Santo. Em 2005, o senador Paulo Paim apresentou projeto de lei, que gerou a lei 1.133/2006 instituindo a data”, disse. Além disso, ele explicou que o Conselho Municipal é um órgão de natureza deliberativa, que debate as questões ligadas às deficiências em duas diversas áreas. “O Conselho se reúne toda segunda segunda-feira do mês, à tarde, no sexto andar da Prefeitura do Recife”, avisou.

 

Em 21.09.2017, às 12h05.