Fred Ferreira propõe que transporte escolar utilize faixas de ônibus

De acordo com o projeto de lei PLO 12/2018, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), o transporte escolar coletivo poderá fazer uso das faixas exclusivas para ônibus. A proposta, em tramitação na Casa, significaria um instrumento capaz de auxiliar no desafogamento do trânsito nas vias de maior circulação da cidade. “Além disso, serve como facilitador do acesso ao ensino, uma vez que os alunos que utilizam esse transporte terão maior facilidade para chegarem à sala de aula”, ressaltou o parlamentar.

A utilização dos corredores exclusivos para o tráfego de ônibus pelos veículos destinados ao transporte escolar ocorreria nos horários das 6h às 8h; de 11h30 até 14 h e entre 17h e 19h. Os veículos deverão cumprir exigências, como estar em situação regular junto à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e obter  identificação do selo do Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN), cedido aos carros aprovados na vistoria semestral. “A não observância das exigências descritas implicará a aplicação das sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro e legislação correlata”, observou o vereador.

Fred Ferreira enalteceu que o projeto oferece uma alternativa de mobilidade para os condutores escolares, “tendo em vista um dos grandes problemas encontrados na cidade do Recife, o trânsito, o qual provoca atrasos na chegada das crianças até as escolas. A utilização nos horários predeterminados visa assegurar que, no momento em que os condutores não estejam transportando as crianças, não atrapalhem o fluxo de ônibus favorecidos pela faixa azul”.

Ainda, segundo o parlamentar, são várias as ações adotadas e testadas para sanar o problema da mobilidade. “Porém uma ideia comum a todos os gestores é a valorização do transporte coletivo frente ao transporte individual. É nesse contexto que se deve inserir a preocupação com o transporte escolar coletivo, instrumento fundamental para a redução do volume de veículos em circulação nas vias públicas da cidade durante o período letivo”, finalizou o vereador Fred Ferreira.

Em 15.02.18 às 09h21.