Frente Parlamentar debate ações

A Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas reuniu-se na tarde desta quarta, 4, na Câmara, com as presenças dos vereadores Luiz Eustáquio (PT0, Wanderson Florêncio (PSDB), Michele Collins (PP), Almir Fernando (PCdoB), Jadeval de Lima (PTN) e Eurico Freire (PV). A pauta do encontro foi debater futuras ações e parcerias com a nova Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, além de agendar uma audiência pública e realizar visitas os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

O presidente do grupo, vereador Luiz Eustáquio (PT), ressaltou que existem três fatores essenciais para uma política eficaz no combate às drogas e elogiou o trabalho realizado no estado de Alagoas. “Prevenção, tratamento e reinserção social. Discutiremos esses três pontos com a secretária Aline Mariano com o objetivo de obtermos uma política entre governo e ONG’s, como existe em Alagoas. Lá são 1.400 leitos conveniados. Vamos propor uma audiência pública para tratarmos do assunto e discutirmos com a sociedade”. Luiz Eustáquio também pontuou a importância da criação da nova Secretaria. “Fizemos um trabalho de pesquisa, e levamos para o prefeito Geraldo Júlio. A Secretaria chegou em boa hora. Sabemos que muitos estão presos ao crack, cocaína e precisamos ter uma forma de tratar essas pessoas”.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) frisou a prevenção e o trabalho em conjunto como pontos cruciais. “A Secretaria sozinha não vai resolver o problema, tem que ser em conjunto com outras pastas e fazer com que o jovem se ocupe, com requalificação profissional, por exemplo. Se não houver uma política preventiva não dá certo. Uma dica é usar as associações de moradores que estão ociosas”.  Já Wanderson Florêncio (PSDB) confessou estar feliz com a atitude da gestão ao criar a nova secretaria. “O Recife inaugura uma nova era. Seremos o porta-voz para que essa luta possa ser vencida. Vamos fazer uma escuta com todos os envolvidos e colocar as demandas necessárias”.

Michele Collins (PP) pontuou o trabalho das comunidades terapêuticas e da nova pasta. “A Secretaria irá suprir as necessidades da população e deverá realizar um trabalho de prevenção e de proteção. Temos 15.000 usuários no Recife, ou seja, 10% da população é atingida. As comunidades terapêuticas já atuam há 60 anos, realizando trabalhos para essas pessoas. Quero propor que a Frente receba a Federação das Comunidades Terapêuticas e, também, visitar esses locais entrevistando os usuários que estão sendo atendidos”.   Jadeval de Lima (PTN) ainda sugeriu a elaboração de um levantamento com todos os locais que prestam serviços aos dependentes. “Precisamos saber quantas casas realizam esse trabalho, a capacidade máxima e estipular um valor que atenda integralmente aquelas pessoas”.

Já Eurico Freire (PV) elogiou a escolha da ex-vereadora Aline Mariano para comandar a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. “O prefeito Geraldo Júlio, numa atitude de coragem, criou a secretaria e nomeou uma vereadora séria para conduzir a pasta. Acredito que dará certo e a Frente estará acompanhando as ações”.

Em 04.03.15 às 17h35.