Aimée Carvalho exalta Campanha Outubro Rosa

Estima-se que 52 mil casos de câncer de mama serão descobertos em 2014. É a neoplasia que mais mata mulheres. São 12 mil mortes por ano. Os números refletem a realidade brasileira e servem para ilustrar a importância do país participar da Campanha Outubro Rosa. Realizada em cidades dos cinco continentes, ela tem o objetivo de alertar para o aumento da doença e chamar a atenção das mulheres na prevenção. Na Câmara do Recife, a campanha mundial foi tema de pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), que destacou o trabalho do Hospital de Câncer de Pernambuco, que atende 45% dos pacientes de câncer de mama no Estado. “Durante todo esse mês, o prédio receberá iluminação especial na cor rosa, chamando a atenção para a campanha”.

A parlamentar lembrou que a demora no diagnóstico contribui para os altos índices da doença e metade das pacientes que chegam ao Hospital de Câncer está no estágio mais avançado. O exame de mamografia é o principal meio para identificar o câncer de mama. “Muitas vezes, ele está tão avançado que atinge outros órgãos e os médicos não têm nem como saber se começou de fato na mama. E quando diagnosticados no início, cerca de 95% dos casos de neoplasia são curáveis”.

Irmã Aimée ressaltou ainda que outras atividades serão realizadas durante o Outubro Rosa, como a distribuição de material informativo nas ciclofaixas do Recife, todos os domingos do mês, além de um chá beneficente para arrecadar recursos para o Hospital. “E, no final do mês, haverá a reinauguração do Espaço Marta Rabelo, de confecção e distribuição de próteses externas para mulheres que passaram por mastectomia (retirada total ou parcial do seio)”.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) lamentou o crescimento da doença no Brasil e frisou que a campanha traz um alerta para as mulheres e homens, já que a doença pode afetar também a população masculina. “O Hospital de Câncer também está com uma campanha para receber doação de lenços para mulheres que perdem os cabelos”.

Almir Fernando (PC do B) ressaltou a importância do programa municipal Caminhão Amigo do Peito, que circula pelos bairros do Recife realizando exames de mama na população. “Espero que a prefeitura continue dando atenção como tem dado e que o caminhão possa visitar todas as comunidades e RPAs do Recife”.

Priscila Krause (DEM) comemorou o avanço da medicina para curar doenças devastadoras como o câncer. “A população mais carente tem que ter acesso a essas terapias de cura da doença e são campanhas como essa que vem disseminar mais as informações. Todos temos a responsabilidade no nosso ambiente de atuação de levar esta campanha a atingir o maior número possível de mulheres”.

Em 02.10.13, às 17h48.