Isabella lembra Dia Internacional do Deficiente

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) lembrou no Dia Internacional do Deficiente as dificuldades que esse público tem em se locomover na cidade. Ela disse na tarde desta terça-feira 03, na Câmara do Recife, que elaborou projeto de lei obrigando lojas a terem provadores com acessibilidade. Para ela é preciso olhar para a cidade com mais critério, com olhar mais humano. “Essas pessoas acabam ficando invisíveis, por isso o acesso precisa se dá de forma mais ampla”.

Michele Collins (PP) lembrou que realizou uma audiência pública sobre pessoas com deficiência, e que estiverem presentes diversos segmentos como cadeirantes, surdos e outros. Ela disse que tomou a iniciativa porque percebeu a preocupação dos colegas sobre o assunto. “Há diversos projetos de lei tramitando na Casa. Peço celeridade, pois a cidade não está preparada para os deficientes. A Prefeitura tem o projeto Minha Casa sem Limites para que o deficiente possa adequá-la às suas necessidades. Mas é preciso avançar”.

 Aline Mariano (PSDB) disse que é preciso cobrar da Prefeitura essas ações. Para ela, essa cultura precisa começar nos órgãos públicos, nas calçadas, nos edifícios. Romerinho Jatobá (PR) frisou que o mais simple para as pessoas sem dificência é uma enorme dificuldade para quem tem deficiências. Coisas simples como andar nas calçadas, pegar ônibus se torna uma guerra. “Temos de trabalhar por essa causa. O governo do Estado criou o banho de mar para deficientes e recebeu elogios do Ministério do Turismo. É preciso fazer mais”.

 

Em 03.12.2013, às 18h30