Líderes comunitários recebem homenagem

Para homenagear o Dia Estadual do Líder Comunitário, os 30 anos da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) e os 32 anos da Federação das Associações de Moradores dos Núcleos de Cohab e Similares em Pernambuco (FEMOCOHAB), o vereador Almir Fernando (PCdoB), convidou representantes das três entidades para uma solenidade na Câmara do Recife onde receberam uma placa. Ele disse quie todas elas são fruto da mobilização social e participam ativamente da luta política no país.

Almir Fernando afirmou que a análise recente da conjuntura internacional no último congresso do Partido mostrou a necessidade da unidade dos movimentos sociais na luta pela reforma urbana, pelos interesses dos povos e pela soberania das nações. O vereador fez questão de citar Dom Hélder Câmara com a frase “Caminhar é ir em busca de metas. Significa mover-se para ajudar muitos outros a moverem-se, no sentido de tudo fazer para criar um mundo mais justo e humano”.

Bartira Lima, presidente da Conam, ressaltou que a data é histórica, pois se trata de uma história de luta da comunidade, dos bairros, das bases. Uma luta, que segundo ela, vem de muito tempo. Antonio Filgueira, presidente da Femocohab, frisou que hoje era um dia de luta e de preocupação com o movimento que deve resistir para não acabar.

Luciano Siqueira, deputado estadual do PCdoB, lembrou que Pernambuco retoma um ritmo de crescimento só visto na época do ciclo do açúcar, mas o que se vê são moradias em locais considerados não-cidades, distantes da sáude, da escola, do transporte. “Espero que os movimentos não deixem arrear a bandeira da reforma urbana”.

 

Em 24.05.2012, às 17h55