Michele Collins homenageia programa de resistência às drogas e à violência

O Dia do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é comemorado hoje no Recife e homenageia os profissionais da segurança pública, a comunidade escolar e os jovens envolvidos nesse projeto que tem o objetivo de desenvolver estratégias preventivas que promovem a cultura de paz e a prevenção do uso e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescentes. A data surgiu por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP), através da lei municipal número 17.888, de 2013. “A proposta tem o honroso objetivo de integrar a população junto aos órgãos públicos relacionados à segurança, mostrando que muitas pessoas estão sempre de prontidão para ajudar a salvar vidas”.

O Proerd é formado por policiais militares voluntários que passaram por um treinamento na área da prevenção de drogas. O projeto surgiu nos Estados Unidos da América, em 1983, e foi adotado por mais de 58 países. “O trabalho desenvolvido por esses profissionais, além de estimular as crianças e adolescente a resistirem às drogas, fortalece o relacionamento do policial com a sociedade, integralizando preceitos inerentes à qualidade de vida, à dignidade da pessoa humana, entre outros”.

De acordo com a vereadora, no Recife, mais de cinco mil crianças já foram alcançadas pelo projeto. “Inúmeras comunidades foram e estão sendo beneficiadas. Os resultados podem ser vistos na alegria contagiante dos alunos e na incessante atuação dos seus executores”. Michele Collins ressaltou que, nos cursos oferecidos pelo projeto, o aluno é convidado a discutir conteúdos relacionados à autoestima, ao uso de drogas, uso de violência. Os alunos também aprendem sobre a resolução de conflitos sem o uso da violência e a valorização de aspectos da vida saudável.

A parlamentar aproveitou para destacar que a informação é uma importante ferramenta contra as drogas e aproveitou para pedir à gestão municipal que fortaleça o trabalho do Proerd. “A partir do momento que a Polícia Militar leva a informação às escolas, os jovens e crianças saberão o que é oferecido a eles e poderão resistir”.

Em 29.08, às 12h51