O frevo em todos os shows da Cidade

Um dos ritmos musicais mais frenéticos e característicos do Recife, o frevo, poderá ser ouvido em todos os shows da Cidade. Na abertura e no encerramento de cada evento. Está em tramitação na Câmara do Recife, o Projeto de Lei 270/2013, de autoria do vereador Marco Aurélio Medeiros (SDD), instituindo que os shows em recintos abertos e fechados, públicos e privados devem ser iniciados ou finalizados com um frevo.

O parlamentar justifica  que  “a finalidade é assegurar a valorização do autêntico frevo, assegurar a nossa cultura, as nossas raízes, o nosso patrimônio que é de uma beleza tamanha”. O Projeto também estabelece que as  companhias aéreas, ao  pousarem em solo pernambucano, façam a saudação interna  ressaltando que “Recife é a Capital do Frevo, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade” e,  em seguida, reproduzam uma música cantada ou instrumentalizada.

Com tal iniciativa, o vereador  acredita que será possível não só  divulgar mais o ritmo,  bem como demonstrar  sentimentos comuns a tantos pernambucanos.  “Demonstrando amor e orgulho por um ritmo alegre e contagiante, uma dança brasileira de origem Pernambucana”.

Marco Aurélio Medeiros também  é autor da Lei Municipal 17.861/ 13 que institui o momento do frevo nos programas das  rádios recifenses. “Caberão as rádios escolher, dentro de sua programação, um espaço para a divulgação do frevo, que hoje é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco”. Este título foi concedido no ano de 2012.

Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval. Na década de 1930, foi realizada a sua  divisão em três tipos: frevo de rua, frevo canção e frevo de bloco. (Fonte: Wikipédia).

 

Em 26.01.2015, às 11h02.