Outubro Rosa repercute na Câmara

No mês em que se comemora o Outubro Rosa, movimento mundial de alerta ao câncer de mama surgido em 1990 para chamar atenção de todos sobre a necessidade de prevenção e tratamento, o laço rosa se consolida como símbolo desse movimento. Michele Collins (PP) congregou a todos e todas a fazerem parte efetiva dessa campanha afirmando que o câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo, mais frequente entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos notificados.

Michele revelou que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer estão estimados 57 mil novos diagnósticos. “Em Pernambuco deverão ser pelo menos 2,4 mil novos casos deste tipo de neoplasia, quer acaba tirando a vida de 600 mulheres por ano, só em Pernambuco”. Aliás, o Estado tem a maior taxa de incidência do Nordeste contando 51,64 novos casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

A vereadora alertou que o melhor caminho para detectar precocemente os casos é a informação, conscientização e realização dos exames de rotina, as ultrassonografias de mamas e mamografias. Os médicos indicam que a mamografia deve ser feita aos 35 anos e realizada anualmente após os 40 anos. “Quando os tumores são abaixo de 1 centímetro, as chances de cura são de 90%”.

Já o vereador Almir Fernando (PCdoB) ao falar do Outubro Rosa elogiou a ação da Prefeitura do Recife que disponibiliza o caminhar Amigo do Peito, que faz mamografias nos bairros e aproveitou para pedir que a PCR aumente o número ou fortaleça esta ação.

 

 

Em 06/10/2015 às 17h07.