Presidente da Câmara anuncia Corregedor e Ouvidor

Os vereadores Eurico Freire (PV) e Eriberto Rafael (PTC) assumem agora um novo desafio na Câmara do Recife. Eles foram nomeados Corregedor e Ouvidor do legislativo municipal. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), durante a reunião plenária desta segunda-feira, 23. “Queremos fazer desta Casa o melhor parlamento do Brasil e essa escolha foi feita por todos os membros da Comissão Executiva e obedeceu a um consenso de uma casa política”, destacou Gomes.

O presidente lembrou ainda que, desde o início da atual legislatura, a Comissão Executiva elaborou uma pauta de ações, entre elas a criação da Corregedoria e da Ouvidoria da Câmara.  “Tudo para que pudéssemos nos aproximar da vontade das ruas e da sociedade, em sintonia com as organizações populares”. Caberá ao Corregedor promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina na Câmara Municipal, dar cumprimento às determinações da Comissão Executiva referentes à segurança interna e externa da Casa e fazer sindicância sobre denúncia de ilícitos envolvendo vereadores, servidores e empregados à disposição da casa. Já a Ouvidoria deverá receber analisar, encaminhar e acompanhar as manifestações da população dirigidas à Câmara Municipal, organizar os canais de acesso do cidadão ao legislativo, fornecer informações, material educativo e orientar os cidadãos quando as manifestações não forem de sua competência e auxiliar a Casa na tomada de medidas necessárias à regularidade dos trabalhos ou sanar violações, ilegalidades e abusos constatados, entre outras atribuições.

Vários parlamentares repercutiram a nomeação. Presidente da Comissão Especial de Reforma e também líder da Oposição, o vereador Raul Jungmann (PPS) disse que a Corregedoria e a Ouvidoria são dois órgãos fundamentais e elementos de controle que elevam a Câmara do Recife. “Quero destacar a minha felicidade e alegria de ver no cargo Eurico Freire, com essa perspectiva serena e firme de encarar as questões, e Eriberto Rafael, um talento jovem com capacidade e informação, tudo o que precisa ter alguém para fazer a relação da Casa com a opinião pública e com a comunidade. São dois novatos que assumem responsabilidade institucional e que apontam para o papel da renovação. Eles estão talhados e preparados para exercer esses papéis na plenitude e da melhor forma possível”.

Eurico Freire agradeceu o apoio dos colegas e ressaltou gratidão à Câmara. “Sei da minha responsabilidade e quero externar a minha gratidão a essa missão confiada. Vou contar com o apoio e a experiência dos mais velhos e também com o entusiasmo dos mais jovens”.

Em 23.09.2013, às 18h37.

registrado em: ouvidoria