Professor Willames de Albuquerque Soares recebe Medalha

Em reconhecimento ao profissionalismo e competência com que exerce a profissão, o Professor Pós-Doutor Willames de Albuquerque Soares recebeu, hoje (28), a Medalha do Mérito José Mariano. O vereador Almir Fernando (PCdoB) foi o autor da iniciativa e Aderaldo Pinto (PSB) presidiu a solenidade.

Willames de Albuquerque Soares, recifense, nasceu no dia 20 de julho de 1976. Estudou o ensino fundamental, antigo 1° grau, na Escola Municipal Cícero Franklin Cordeiro. O ensino médio, 2° grau na época, foi cursado na Escola Estadual Oliveira Lima, no bairro da Boa Vista. Graduou-se na Universidade Federal de Pernambuco, onde se formou com láureas em Licenciatura plena em Matemática.

O vereador Almir Fernando fez questão de mencionar a batalha do professor, mesmo diante de dificuldades. “Aluno de escola pública e estando no meio de pessoas que não querem seguir o caminho do bem, o professor conseguiu se destacar em nosso estado e em nossa cidade, sempre em busca de passos mais longos”.

O parlamentar destacou que o homenageado foi consagrado quando estudava na Universidade Federal de Pernambuco.  “Durante dois anos, lecionou Matemática na Escola Municipal de Areias, para alunos de diversos cursos profissionalizantes, versando como calcular lucros, despesas, investimentos e a legalização do próprio negócio. Fez o mestrado (premiado com distinção), o doutorado e o pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, no programa de tecnologias energéticas e nucleares, na área de física dos solos”.

Desde 2007, Willames é professor da Universidade de Pernambuco onde atua em 11 projetos de pesquisa, com destaque para os projetos em que figurou como coordenador, intitulados “Dinâmica da Água, Calor e Efluxo de Dióxido de Carbono em um solo Cultivado com Palma Forrageira no Semiárido Pernambucano”, financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE, atualmente em desenvolvimento.

Almir Fernando recordou os projetos intitulados “Avaliação das transferências térmicas no solo na mesorregião do Agreste Pernambucano” e “Evaporação em Barragens Subterrâneas no Semi Árido Pernambucano” que têm financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. “Além das diversas turmas em que lecionou, a docência estendeu-se para orientações, nas quais 45 alunos foram ou estão sendo orientados por ele, compreendidos entre iniciação científica, monitoria, incentivo acadêmico, mestrado e doutorado”, completou o vereador.

Almir Fernando citou que o professor possui 80 publicações, entre eventos científicos e periódicos.  “Além disso, recebeu o prêmio de “Jovem Pesquisador” pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos e o “Melhor Trabalho”, pelo Espaço Enfermagem. Sempre envolvendo diversos alunos que despertam o olhar de pesquisador”.  Após as palavras do vereador, a cantora Milena Santos fez uma apresentação musical para o homenageado e, a convite do vereador Aderaldo Pinto, o pastor Fábio Batista fez uma oração.

Willames de Albuquerque Soares agradeceu aos vereadores e aos familiares pelo apoio recebido em sua vida profissional. “Meus agradecimentos aos vereadores que aprovaram esta homenagem, em especial ao vereador Amir Fernando, autor do Decreto Legislativo que me concedeu a Medalha. Agradeço também aos meus familiares que tanto me apoiam, tendo muitas vezes que abdicar da minha presença em favor de compromissos profissionais. E in memoriam, a minha mãe, que como professora do Recife, sempre deu grande importância aea a educação”.

O professor ressaltou que inúmeros são os nomes de professores que o auxiliaram em sua vida escolar e acadêmica e enalteceu que a Medalha do Mérito José Mariano tem um significado muito valoroso. “Embora eu não possa listar neste momento as pessoas que contribuíram de forma direta ou indireta para que hoje eu pudesse estar aqui, lembro aqui, na tribuna, das minhas professoras no ensino fundamental até as orientações nos estudos avançados. Esta homenagem tem um sentido muito especial, pois recebe o nome de um grande abolicionista pernambucano que lutou em prol de uma sociedade mais justa, e, nada mais justo hoje em dia, do que promover a educação e qualidade a todos”.

Finalizando suas palavras, Willames Soares confessou que exercer a docência é um privilégio e compartilhou a homenagem com os professores que atuam em diversas Instituições. “Atuando no magistério, já vi a educação interferir positivamente na vida de inúmeras pessoas. E posso afirmar, com toda certeza,  que sou um dos exemplos de que a educação muda a vida de um homem. A todos os companheiros professores, em especial aos meus companheiros de Universidade que, graças a um trabalho sério e comprometido, conseguimos levar uma educação privilegiada aos nossos estudantes. Para encerrar, deixo aqui um pensamento do filósofo Immanuel Kant: O homem não é nada daquilo que a educação faz dele”.

Em 28.09.17 às 12h11.