Reunião solene ressalta luta de combate às drogas

Instituído há seis anos através da Lei Municipal de Nº 17.442/2008, o Dia Municipal de Combate ao uso de Drogas, que oficialmente é comemorado em 12 de agosto, foi lembrado em reunião solene realizada na manhã desta quarta-feira, 27, no plenário da Câmara Municipal do Recife. A iniciativa foi do vereador Luiz Eustáquio (PT), também autor do projeto que originou a lei e tem, entre suas bandeiras, a luta no combate às drogas. “Estamos diante de uma situação muito dramática no país, que é a proliferação das drogas. A sociedade precisa se unir, pois não pode perder está guerra. É importante que se lute para preservar a saúde e proteja a vida contra as drogas”, alertou o vereador, na abertura da reunião.

Apesar de as drogas estarem se alastrando, ele ressaltou que existem pessoas e entidades que têm “trabalho, luta e compromisso” de ajudar outras pessoas do vício e recompor vidas. “Por isso, realizamos esta reunião solene, para homenagear aqueles que realizam trabalhos sérios, ajudando na recuperação de viciados e reduzindo os danos sociais”, afirmou Luiz Eustáquio. Os homenageados foram a empresária Rose Guareschi, do ramo de fast food Julietto, que tem entre seus funcionários 30% de ex-dependente químicos; a psicóloga Sylvia Vasconcelos, do serviço social do Shopping Tacaruna, que faz trabalhos com moradores do bairro de Santo Amaro; Adriana Cristina, coordenadora do Oásis da Liberdade, entidade também de Santo Amaro, que trabalha na prevenção e recuperação de drogados; Rafael West, representante do Conselho Estadual de Políticas Antidrogas de Pernambuco e um componente do Grupo de Narcóticos Anônimos do Recife.

A solenidade contou com a presença de Geruza Felizardo, representante da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, Ana Rita Suassuna. Para ressaltar a importância da luta contra as drogas, o vereador Luiz Eustáquio citou exemplos de pessoas que foram usuárias de droga, a exemplo do senador Magno Malta (ES) e que encontrou apoio para largar o vício. “Essa guerra, no entanto, tem jeito. Precisamos apenas de pessoas que tenham boa vontade”, observou. Ele fez referência ao trabalho realizado por cada um dos homenageados: “Quero dizer que admiro o compromisso de cada um de vocês.  Tudo o que é feito  tem um valor especial para a sociedade e para Deus.  É Ele quem nos ajuda para abençoar e ajudar outras pessoas. Este é um compromisso através do Deus vivo”, disse.

Luiz Eustáquio alertou, ainda, que os programas governamentais de combate às  drogas precisam ser acelerados para que a sociedade “não perca a batalha’. Além disso, as empresas privadas, em seu entender, precisam se abrir para aceitar em seus quadros funcionários que tenham sido dependentes químicos e estão se recuperando. “Precisamos criar uma atitude na sociedade. O trabalho de cada empresário serve de exemplo e estímulo para que outros possam adotar programas semelhantes. O usuário de drogas é nosso irmão, que está doente. Não podemos vê-lo como marginal”, disse. Ele lembrou também que é importante o papel que a família e os amigos desempenham na recuperação dos dependentes químicos. 

A Orquestra Som da Liberdade, ligada ao Movimento Oásis da Liberdade, formada por jovens em situação de risco social, fez apresentações após o discurso do vereador. A dona da rede de fast food Julietto, que emprega pessoas em conflito com a lei, Rose Guareschi, disse que a solução para enfrentar as drogas é garantir trabalho às pessoas.  “Nós não estamos perdendo a guerra para as drogas. Pelo contrário, estamos ganhando, sinto isso porque a juventude de hoje têm oportunidades que as gerações anteriores não tiveram. O mundo, o Brasil e Pernambuco mudaram muito. Hoje há mais alternativas’, disse. O representante do Conselho Estadual de Políticas Antidrogas de Pernambuco, Rafael West, lembrou que “é no processo de debate que a luta contra a droga avança”. O conselho estadual, informou, conta hoje com 32 instituições parceiras contra o tráfico e uso de drogas, além de trabalhar com os conselhos municipais. “Não é uma tarefa fácil, mas com união a gente vai reduzindo os danos”, afirmou.

Adriana Cristina, do Oásis da Liberdade, lembrou que a instituição da qual é fundadora, está fazendo 20 anos. “No início, fazíamos um trabalho de resgate de pessoas em situação de rua. Só em 2006, criamos nosso primeiro núcleo. Hoje, trabalhamos com 287 crianças, na prevenção de drogas, educação, com foco na cidadania, na arte, dando orientações e acompanhamento familiar. Também temos um centro de recuperação de drogados em Igarassu, que atende 20 e até o final do ano serão 40 viciados. Fazemos a reinserção social”, afirmou. De acordo com a Lei 17.442/2008, o Dia Municipal de Combate ao uso de Drogas prevê a realização de atividades como debates, ciclo de palestras e manifestações buscando a promoção de valores voltados à saúde física e mental, individual e coletiva, o bem-estar, a integração socioeconômica e a valorização das relações familiares, considerando seus diferentes modelos como fatores relevantes a que se presta esta data.

 

 

Em 27.08.2014, às 12h55.