Ricardo Cruz lembra Dona Didi Falangola em discurso

Nascida em Roma, Adriana Falangola Benjamim – mais conhecida como Dona Didi – chegou ao Brasil em 1919. No Recife, fez parte da fase muda do cinema brasileiro ao estrelar as vinhetas da Pernambuco-Films, fundada por seu pai, Ugo Falangola, e pelo sócio J. Cambieri. Aos 99 anos, Dona Didi faleceu na madrugada da última segunda-feira (5), na capital pernambucana. Na Câmara do Recife, ela foi lembrada pelo vereador Ricardo Cruz (PPS) durante a reunião plenária desta terça-feira (6).

Em seu pronunciamento, Ricardo Cruz lembrou a homenagem  que prestou a Dona Didi na Casa de José Mariano em 2017. “No ano passado, por meio de um requerimento de minha autoria, tivemos a honra de conceder o título de cidadã recifense a Dona Didi. A homenagem buscou reconhecer seus serviços prestados à arte cinematográfica, bem como sua importância na vida e no desenvolvimento cultural e artístico de nossa cidade.”

O vereador destacou a produção de filmes de Falangola e Cambieri que retrataram o Recife quase cem anos atrás, como o documentário ‘Veneza Americana’, de 1925. O parlamentar citou ainda o curta-metragem ‘Janela Molhada’, lançado em 2010 pelo diretor Marcos Enrique Lopes, que conta com a participação de Dona Didi e explica o processo de restauração das obras que mostram a formação cinematográfica do país.

Após o discurso de Ricardo Cruz, os vereadores fizeram um minuto de silêncio em respeito a Dona Didi.

Em 06.02.2018, às 16h49