Rinaldo Junior quer incentivar a profissionalização de jovens recifenses

O vereador Rinaldo Junior (PRB) ocupou a tribuna na manhã desta quarta-feira (15) para enfatizar os números do desemprego no Brasil, no Estado e no Recife. Ele aproveitou a oportunidade para chamar a atenção a um projeto de lei de sua autoria que está tramitando na Câmara Municipal e que objetiva contribuir com a profissionalização de jovens da cidade. “Dados do IBGE mostram que são mais de 13 milhões e meio de desempregados no País. Pernambuco é o estado com mais desempregados e o Recife é a capital do desemprego”.

Segundo o parlamentar, estes números mostram que as políticas públicas de geração de trabalho e renda não são  eficazes. “Também cresce a taxa de jovens da geração 'nem, nem', que são os que nem estudam, nem trabalham”, lamentou. Fatores como estes, disse Rinaldo Junior,  o motivaram  a elaborar o projeto de lei número 97/2018 -  que institui a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas  do Recife, no calendário oficial de eventos do Recife.

O projeto estabelece que  as escolas da rede municipal deverão  realizar atividades destinadas à orientação profissional dos alunos no 9º ano do ensino fundamental, na primeira semana do mês de novembro de cada ano.  Dentre as ações previstas,  informar aos estudantes sobre as principais profissões existentes no mercado de trabalho e seus requisitos para ingresso, bem como atribuições e tarefas. Também é proposto a apresentação para os alunos da Lei Federal nº 10.097/ 2000, conhecida como Lei da Aprendizagem.

O vereador Rinaldo Junior solicitou aos demais parlamentares que o auxiliem na aprovação da proposição.  “Peço apoio aos meus pares para a aprovação deste projeto que, com certeza, irá contribuir para uma cidade melhor”.

Em 15.08.2018, às 11h49