Secretário das Cidades apresenta o Promob

Por solicitação do presidente da Comissão de Mobilidade da Câmara Municipal do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN), o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, apresentou o Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), durante o grande expediente da reunião plenária desta segunda-feira, 12. O plano visa a realização de obras de intervenção viárias para promover a melhoria da mobilidade urbana como também a inclusão das populações que não têm acesso ao transporte público. Entre as importantes obras previstas estão os corredores de ônibus Leste-Oeste e Norte-Sul que vão cruzar a Região Metropolitana e a construção, no Recife, de quatro viadutos na Avenida Agamenon Magalhães.

O secretário Danilo Cabral chegou ao plenário da Câmara conduzido por uma comissão de vereadores formada por Antônio Luiz Neto (PTB) e Sérgio Magalhães (PSD). Em seguida, ele cumprimentou um por um dos parlamentares e subiu à tribuna, onde falou por quase uma hora. “É com alegria que estou de volta a esta casa. Entre os anos de 2005 e 2006 tive oportunidade de ser vereador e de aprender neste plenário”, disse o secretário, que também é deputado federal. Ele afirmou que antes de apresentar o Promob, ontem, já tinha passado pelo Sindicato da Construção Civil de Pernambuco para fazer a mesma apresentação. “A mobilidade urbana é um tema que faz parte do dia a dia do povo pernambucano e em especial da Região Metropolitana do Recife”, adiantou.

“O cidadão se desloca, hoje, com dificuldades. Ele vive com dificuldade o direito de ir e vir, que é prejudicado por um conjunto de fatores. Após a década de 1950 começou-se a registrar no País uma inversão na distribuição da população. Antes, ela era essencialmente rural. Hoje, 80% vivem nos grandes centros. Devido à ocupação desordenada que foi ocorrendo e à ausência de uma política de transporte urbano eficiente, chegamos à situação de hoje. O resultado é que todos somos prejudicados” , disse o secretário. Ele acrescentou que o desafio dos poderes públicos é reverter o quadro atual e “vivermos uma situação de mobilidade urbana competitiva, que seja sustentável do ponto de vista da inclusão social, do ponto de vista ambiental e do uso da tecnologia da informação”, advertiu.

O Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob) foi anunciado em 10 de agosto pelo governador Eduardo Campos, que lançou os editais de licitação para as obras de mobilidade que serão realizadas na Região Metropolitana do Recife até a Copa de 2014. As obras envolvem diversos municípios e prevê o Terminal Integrado Cosme e Damião (São Lourenço da Mata); implantação de 52 quilômetros de corredores exclusivos de Transporte Rápido de Ônibus (TRO) nos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste; implantação de corredores de transportes públicos na Avenida Norte Miguel Arraes e na BR-101. O Promob envolve recursos na ordem de R$ 2,5 bilhões, do Tesouro Estadual e do Governo Federal, através do PAC da Copa.

Os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste ligam o Recife às cidades de São Lourenço da Mata, Igarassu, Abreu e Lima e Paulista e também criam um ramal para a Cidade da Copa. Além da criação das vias exclusivas para ônibus, de acordo com o secretário, as obras nesses corredores contemplam a requalificaão viária, construção de elevados, viadutos, túneis e estações. Todos os ônibus irão operar pelo sistema TRO, com ar-condicionado, sistema de segurança e contagem eletrônica de passageiros. Na Avenida Agamenon Magalhães, uma das principais do Recife, serão construídos quatro viadutos,  no trecho compreendido entre a Ilha do Leite e o Parque Amorim. Terá uma entrada para a Avenida Rosa e Silva, outra em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TER), mais um na altura do Colégio Contato (Rua Dom Bosco) e a última na região da Rua Paissandu.

A Região Metropolitana do Recife, segundo dados apresentados pelo secretário Danilo Cabral, dispõe de 2972 ônibus que realizam 25 mil viagens por dia, através de 18 empresas. “Precisamos oferecer à população um transporte público de qualidade, eficiente e conforável”.

Vários parlamentares prestigiaram a explanação. Participaram do debate, com  questionamentos e sugestão de ideias, os vereadores Sérgio Magalhães (PSD), Priscila Krause (DEM), Aline Mariano (PSDB), Romildo Gomes (DEM), Maré Malta (PPS), Vera Lopes (PPS), Jairo Britto (PHS), Aerto Luna (PRP)  e Múcio Magalhães (PT).

Em 12.09.2011, às 18h43.