Solene para reverenciar as mulheres

Uma única mulher para celebrar milhares em um dia especial, só para elas. A escolha de Léa Lucas, com 83 anos, não foi à toa. A vereadora Vera Lopes (PPS) focou a homenagem em uma mulher da boa idade, para assim representar todas as mulheres recifenses, pernambucanas, brasileiras e do mundo. E ninguém melhor que Léa Lucas, que aos 83 se sente com dezoito. Carnavalesca das boas, não perde uma festa, desfila em grifes, em blocos e bailes. Modelo, atriz, mãe, avó e bisavó. Uma mulher e tanto.

Vera Lopes frisou que no Dia Internacional da Mulher vem à lembrança aquelas mulheres que pelo exemplo de humanidade e coragem representam o avanço feminino. “Essas mulheres desenham a nova realidade que é nosso mundo de hoje. Ao contrário do que acontecia no século passado, as mulheres passaram a integrar com destaque o cenário político e o poder de mando”.

A homenageada agradeceu aos filhos, netos, bisnetos, amigos e vereadores, fazendo o que melhor sabe fazer: cantando e dançando. Mas, falou da emoção, embora lugar comum, de estar recebendo a homenagem em dia tão especial. “Cheguei ao Recife aos 54 anos e não consigo pensar em outro lugar para viver, um lugar alegre, cheio de vida, e praias lindas”.

Jurandir Liberal (PT), presidente da Câmara do Recife, lembrou que a Casa sempre homenageia as mulheres no dia 8 de março. No entanto, ressaltou que a melhor homenagem é o trabalho de combate à violência contra a mulher, distribuindo milhares de cartilhas com a Lei Maria da Penha. Outra conquista, segundo o presidente, foi a criação do Conselho da Mulher  nesta gestão. Também ressaltou o sistema móvel de tomografia que vai às comunidades, as academias da Saúde e da Cidade, que também são uma conquista, uma vez que cerca de 90% da frequência é de mulheres. Por fim, o presidente lembrou o trabalho realizado na Câmara pela vereadora Vera Lopes, notadamente na área da saúde, até porque é médica, e pelas vereadoras Aline Mariano (PSDB), Priscila Krause (DEM) e Marília Arraes (PSB).

 

Em 08.03.2012, às 17h31