Trânsito do Recife gera debate no plenário

Presidente da Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara, o vereador Romildo Gomes (DEM) parabenizou os Diários Associados pela realização de um seminário na semana passada para discutir a mobilidade no Recife. “Esse é um assunto de competência do chefe do Executivo, que deve cuidar dos problemas da cidade O prefeito precisa tomar uma atitude séria em relação ao trânsito que está totalmente inviável. Em 1990, existiam 390 mil veículos e hoje são 1,9 milhão. Diariamente, circulam 900 mil carros e 80 mil motos na área metropolitana”.

O parlamentar disse que a cidade se tornou uma calamidade pública e um caos neste final de semana e lamentou as conseqüências das chuvas. “São buracos nas avenidas, várias garagens de edifícios submersas e 90% das vias alimentadoras ficaram intransitáveis. É um problema de escoamento das águas. Os semáforos também estavam quase todos desligados ou em atenção”.  Romildo Gomes vai promover uma audiência pública no próximo dia 19 para debater o assunto na Câmara com a presença de técnicos e especialistas em trânsito.

Para o vereador Gilberto Alves (PMN), a solução pode estar no Plano de Mobilidade, projeto do Executivo que deve chegar à Câmara ainda esta semana. “Estamos na expectativa de que ele possa contemplar a cidade do futuro e que a gente possa pensar um plano de ação imediata que ajude o povo a se deslocar em seus afazeres diários”.

O vereador Maré Malta (PPS) disse que este é um problema que afeta a todos, empresas, órgãos públicos e população. “Peço a Comissão de Transportes celeridade nos pareceres aos projetos, especialmente aqueles sem custo. Tenho um projeto que propõe a alteração dos horários de pico para desafogar o trânsito. Isso já foi implantado em mais de 20 cidades do mundo com sucesso”.  

Aline Mariano (PSDB) disse não entender o motivo do Plano de Mobilidade ter sido apresentado agora, quando falta apenas dois anos para o prefeito encerrar o mandato. “O PT está no comando há 11 anos e o Plano Diretor já tem nove. Os dois planos deveriam ter andado juntos. A cidade está parada e deu um nó. Acho que o Plano é uma falácia para justificar esse desmando em relação ao trânsito por falta de prevenção e políticas públicas”.

Em 02.05.2011, às 18h25.