Eurico Freire comemora Dia do Comerciário

O Dia do Comerciário comemorado hoje, 20, foi tema do discurso do vereador Eurico Freire (PV), na tarde desta segunda-feira. “A origem deste dia está no século passado e representa a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, qualidade de vida e um maior reconhecimento. Antigamente essa classe era obrigada a cumprir jornada de trabalho superior a 12 horas diárias, incluindo domingos e feriados, sem direito a folga”.

O vereador lembrou que através das organizações dos trabalhadores, durante uma grande manifestação no dia 29 de outubro de 1932,  os comerciários foram recebidos pelo então presidente da república, Getúlio Vargas. Eles conseguiram que a carga horária diminuísse de 12, para oito horas diárias de trabalho, além de repouso remunerado aos domingos. “Com o decreto publicado no dia 30 de outubro, essa data ficou marcada como dia dessa categoria”.

No ano passado 12 milhões de comerciários de todo o país conquistaram a regulamentação do exercício da profissão, através da Lei nº 12.790 de 14 de março de 2013.  "Dessa forma, eles deixaram de ser uma função e passaram a ser uma profissão. Quero parabenizar em especial os profissionais do nosso Recife, pelo espírito de luta e determinação”.

 

Em 20.10.2014, às 16h45