Vereadores debatem nova Comissão do Regimento Interno

Um requerimento pedindo uma nova comissão para analisar o Regimento Interno da Câmara acabou gerando debate entre os parlamentares. O pedido feito pelo vereador André Ferreira (PMDB) deveria ter sido analisado na reunião plenária de ontem, mas a votação foi adiada por um pedido de vista dos vereadores Carlos Gueiros (PTB) e Raul Jungmann (PPS).

“A formação de um novo grupo deveria ter sido feita desde o inicio da atual legislatura, no mês de fevereiro. Essa comissão passou dois anos para analisar o regimento, mas o trabalho não está pronto. Todo dia se fala aqui da necessidade dessa reforma e só agora é que vieram tomar providência”, criticou Carlos Gueiros.

O vereador Raul Jungmann também ressaltou a necessidade de um novo regimento na Casa. “Temos pedido uma solução todos os dias, mas ela não acontece e isso envolve o nosso direito constitucional de fazer oposição. Uma vez que o grande expediente vem depois da ordem do dia, ele inviabiliza o discurso porque o plenário fica esvaziado. Vamos recorrer a outras vias para fazer valer o nosso preceito constitucional”.

André Ferreira disse que trabalho da comissão foi feito com zelo e responsabilidade e já está pronto. “Como ano passado foi ano eleitoral, não seria certo votar um regimento com a possibilidade de renovação de cerca de 40% da casa. Por isso, demos entrada em abril neste requerimento e abrimos um novo prazo para que os vereadores possam apresentar emendas, mas esperamos votar o relatório final em um mês”.

A Comissão Especial de Reforma do Regimento Interno da Câmara, formada na legislatura passada, foi presidida nos últimos dois anos pelo vereador André Ferreira e teve como integrantes ainda os vereadores Priscila Krause (DEM), Osmar Ricardo (PT), Gilberto Alves (PTN) e o relator Augusto Carrreras (PV).

 

Em 16.09.2013, às 18h13.