Vereadores entregam prêmio Fernando Figueira a 30 homenageados

Marcada pela emoção dos 30 homenageados ao receberem o prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira, instituído pelo vereador Gilberto Alves (PTN), a reunião solene desta segunda-feira 03, foi prestigiada por renomados médicos, odontólogos e entidades privadas que atuam na área médica, além de familiares e amigos. A solenidade foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal (PT). Em seguida cada parlamentar foi chamado para entregar o diploma e medalha ao seu escolhido para receber as comendas.

Jurandir Liberal saudou a todos afirmando ser uma honra contar com tão ilustres presenças na Câmara do Recife. Ele disse que esta é uma noite muito importante para todos nós que  fazemos o legislativo, porque  temos o prazer de conceder, pela primeira vez, o prêmio “Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira”, criado pela lei municipal número 17. 708 de 2011, de autoria do vereador Gilberto Alves. “Esta lei cumpre uma das tarefas do  parlamentar, que é prestar o  reconhecimento para as pessoas e entidades que  se dedicam e desenvolvem  bons serviços para o povo da cidade do Recife”.

O nome  do prêmio, segundo o vereador, faz uma homenagem a um dos maiores pediatras do Brasil, Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira, que implantou serviços pioneiros na pediatria e no atendimento  materno. Lutou pelo incentivo à amamentação e revolucionou a atenção aos recém-nascidos prematuros.

Jurandir Liberal ressaltou que são  inúmeras  as obras deste ilustre médico, sendo a mais representativa o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. No IMIP, Fernando Figueira, impulsionou o banco de leite humano, o centro de incentivo ao aleitamento materno e difundiu o método mãe canguru.

Depois foi a vez do vereador Gilberto Alves, criador da premiação, discursar. Ele frisou que era uma satisfação homenagear profissionais e instituições de saúde pela inestimável contribuição e serviços prestados para a população da cidade e do Estado. “Aqui se encontram  28 renomados médicos, 2 odontólogos e uma instituição privada, escolhidos pelos vereadores. Entendemos que a premiação se justifica pelos relevantes serviços prestados no incremento da saúde pública e na melhoria de vida das pessoas”.

Gilberto Alves disse ainda que a escolha do nome que batiza a honraria não poderia ter sido mais feliz, pois carrega a identidade de um dos mais renomados e importantes profissionais da área de saúde, com reconhecimento e prestígio nacional e internacional. “Médico, pesquisador e professor, Fernando Figueira, teve sua vida inteira dedicada à medicina e seu ensino, formando uma geração de novos profissionais preocupados com a assistência aos mais necessitados e com medicina infantil”.

Ele frisou ainda que são muitas as realizações, destacando-se a Fundação Amaury de Medeiros (FUSAM), o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), e o IMIP, uma das instituições mais importantes do país. “Falecido em 2003 aos 84 anos, Fernando Figueira deixou como herança um dos maiores legados da medicina brasileira e uma lição de vida dedicada aos princípios fundamentais da solidariedade, fraternidade e respeito ao ser humano. Aproveito a oportunidade para agradecer a presença da viúva dele, Dona Nancy Jordão dos Santos Figueira”.

O médico cardiologista José Breno de Souza Filho, homenageado de Gilberto Alves, foi encarregado e agradecer o prêmio por todos os outros. Em sua fala ele destacou as qualidades de Fernando Figueira, que dá nome ao prêmio. “Ele formou-se em medicina em 1948, era médico pediatra do hospital das Clínicas de São Paulo. Oito anos depois ele voltou ao Recife para em seguida ser professor visitante no México e Estados Unidos. Fez concurso e se tornou professor. Criou diversas entidades de saúde pública, acumulou prêmios de honra por serviços prestados à população. Morto em 2003 hoje tem esta premiação que leva seu nome e vai perpetuá-lo”. Finalizou prestando homenagem ao médico Fernando Figueira afirmando “vão-se os homens, mas suas ideias jamais”.

 

Em 03.12.2012, às 21h05.