Notícias

A morte de uma jovem de 22 anos no Recife levou a vereadora Goretti Queiroz (PL) à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (10). Leandra Gennifer da Silva, mãe de dois filhos, foi assassinada por seu companheiro no último domingo (9). “É com muita tristeza que subo, hoje, aqui no plenário, para falar sobre mais um feminicídio ocorrido na capital pernambucana”, afirmou a parlamentar.

Com o fim do recesso parlamentar, a Câmara do Recife retomou suas atividades legislativas nesta semana – e a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa já está funcionando a pleno vapor. Nesta quinta-feira (6), a presidente do grupo, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), deu início aos trabalhos da Comissão para 2020. Na ocasião, foram distribuídos 16 projetos aos relatores para a emissão de pareceres.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (6), para homenagear os profissionais de educação física do Recife. Durante a solenidade, entregou diploma a 65 pessoas da área que, em seu entender, mereciam destaque. O parlamentar também é autor de outras duas matérias legislativas que dão protagonismo à categoria: uma delas foi um projeto de lei, já foi sancionado pelo prefeito Geraldo Julio, e transformado na Lei Municipal 18.681/2020, que institui a Semana Municipal do Profissional de Educação Física. O outro, o projeto de lei 31/2019, que trata da obrigatoriedade da educação física em toda a educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) por professor habilitado com curso de licenciatura em Educação Física, devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Uma ação resultante do racismo institucional – ou seja, do racismo cujas raízes estão mais em práticas institucionais arraigadas que no indivíduo que o comete. Foi assim que o vereador Ivan Moraes (PSOL) definiu a abordagem de agentes do Grupo Tático Operacional (GTO), da Guarda Municipal do Recife, no último evento do projeto Terça Negra, realizado na terça-feira (4). O parlamentar tratou do assunto durante a reunião plenária da Casa de José Mariano desta quarta-feira (5).

Fazer uma defesa da contratação de médicos veterinários para as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Foi com esse objetivo que o vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (5), durante a reunião plenária. A medida é prevista pela portaria n º 2.488/2011, do Ministério da Saúde. Em seu discurso, o parlamentar elogiou uma iniciativa do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) –, que na última terça-feira (4), encaminhou um requerimento ao Ministério cobrando informações sobre a tema.

Autor de um requerimento que promove reunião solene para homenagear e fortalecer a categoria profissional dos trabalhadores da Educação Física, o vereador Rinaldo Júnior (PSB) convidou os colegas parlamentares e a população em geral a prestigiarem amanhã (6), na Câmara do Recife, às 10 horas, a reunião solene que estará realizando. O parlamentar é autor de uma lei municipal, a de número 18.681/ 2019, instituindo no calendário oficial da cidade, a Semana Municipal do Profissional da Educação Física. Também é autor do projeto de lei 31/ 2019, ainda em tramitação na Casa, dispondo sobre a obrigatoriedade de contratação de professores de Educação Física na rede municipal de ensino.

O vereador João da Costa (PT) criticou o Governo Federal pelo processo de privatização das empresas de Tecnologias e Informações Serpro e Dataprev que, juntas, operam bancos de dados com informações e detalhes da vida de todos os cidadãos brasileiros. “Essa privatização, que está em andamento, vai trazer grandes prejuízos para todo o País e só no Recife vai provocar a demissão de cerca de 1 mil pessoas. Também dará prejuízo de R$ 1 milhão aos cofres da Prefeitura Municipal”, alertou, na reunião ordinária desta quarta-feira (5).

Numa iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB), os 20 anos do Centro Universitário UniFBV-Wyden foram celebrados na noite desta terça-feira (4), no plenário da Câmara. A UniFBV-Wyden, segundo o parlamentar, conta com mais de cinco mil alunos e gera mais de 400 empregos diretos. “O grupo está em nove estados do Brasil, incluindo oito cidades. Aqui em Pernambuco está no Recife e Caruaru. São 20 anos de um projeto acadêmico inovador, voltado para a formação de alunos com sólidos conhecimentos e visão ampliada de mercado". O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade.

Uma declaração do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, exortando a violência policial, levou o vereador Ivan Moraes (PSOL) à tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (4). O parlamentar teceu duras críticas ao posicionamento do dirigente sobre a atuação da polícia militar no episódio em que uma torcida organizada do Sport Club invadiu a festa de 106 anos do Santa Cruz, no Pátio de Santa Cruz, realizada ontem à noite. “O dirigente da Federação, órgão que deve promover a paz e a concórdia entre torcidas, disse a uma rádio que a polícia foi fraca e que deveria ter chegado atirando e que o Congresso errou ao não aprovar a pena de morte no País”.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) elogiou a ampliação do número de ciclofaixas que vêm sendo instaladas nas vias públicas do Recife, mas defendeu a necessidade de se criar uma campanha educativa para esclarecer a necessidade de se reduzir a velocidade do carros. “É preciso que seja feita uma campanha, através da CTTU, para esclarecer que a velocidade dos carros tem que diminuir nos locais onde existem essas ciclofaixas. A divulgação da informação é que vai chamar a atenção dos motoristas para este fato”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (4).