André Régis anuncia que quer identificar as ruas mais sujas do Recife

O vereador André Régis (PSDB) informou que vem realizando caminhadas pelas ruas do Recife com o intuito de produzir um estudo que revele quais são as áreas mais sujas da cidade, dentro do chamado circuito turístico. “A mais recente caminhada foi realizada por mim e minha equipe na sexta-feira da semana passada. Saímos da Câmara Municipal do Recife com destino ao Mercado de São José”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (16). “Estamos fazendo um monitoramento”, explicou.

O vereador entende que a sujeira das ruas do centro do Recife pode contribuir negativamente “no padrão de satisfação dos turistas em relação à cidade” e que esse é um dos fatores que podem determinar a permanência do visitante na cidade. “Esta é a segunda caminhada que realizamos. A primeira foi em bairros da Zona Norte, que também recebem turistas, como a Jaqueira e Casa Forte. Há áreas do Recife onde o mau cheiro é insuportável”, constatou.

À princípio, afirmou o vereador, é possível dizer que o centro do Recife e outros bairros visitados são muito sujos, mas que a culpa não é somente da Prefeitura Municipal. “A população também poderia contribuir, pois está claro que há muitos objetos que foram jogados ali pelos moradores, pelas lojas, pelas pessoas que transitam”, afirmou. Segundo Régis, que também ouviu várias pessoas nas ruas visitadas, foi possível concluir que a Prefeitura vem varrendo as ruas pelo menos uma vez por dia e fazendo a coleta do lixo. “Mas a população contribui jogando lixo nas calçadas”.

Mesmo assim, André Régis entende que a Prefeitura poderia fazer mais, como instalar um número maior de lixeiras nas vias públicas, o que daria oportunidade de os cidadãos depositarem os objetos descartáveis. “A Prefeitura também deveria investir um pouco mais em educação cidadã, sobretudo nas escolas. Entendo que essa questão do lixo precisa ser repassada como ensinamento nas escolas”, afirmou. Régis acrescentou que a Prefeitura tem feito muitos investimentos com propaganda institucional, quando deveria aumentar os gastos públicos com um trabalho educativo visando a diminuição do lixo nas ruas.

André Régis foi aparteado pelo vereador Hélio Guabiraba, atualmente sem partido. “Quero parabenizar pelo discurso, até porque eu tenho um projeto que se chama Comunidade Limpa, e visito alguns bairros da Zona Norte. Vejo que sua intenção não é só criticar o poder público, mas também ajudar, fazendo esse levantamento. Entendo também que seu desejo é alertar a população para cuidar da sua cidade”, afirmou.


Em 16.09.2019, ás 16h48.