Samuel Salazar convida para audiência sobre sacolas plásticas

Tomando por base o projeto de lei 158/19, de sua autoria, o vereador Samuel Salazar (Sem Partido) está convidando a sociedade civil, entidades ligadas ao meio ambiente e ONGs para participarem de uma audiência pública para debater sobre o uso abusivo de sacolas plásticas. Ele disse na tarde desta segunda-feira (16), na Câmara do Recife, que o PLO 158 não quer proibir o uso de sacolas de plástico, mas reduzir a quantidade conscientizando as pessoas. A audiência será realizada amanhã (17), às 9 horas da manhã, no Plenarinho da Câmara.

Samuel Salazar acredita que a distribuição gratuita por parte de estabelecimentos comerciais induz o consumidor ao uso abusivo, sem reflexão, e se for cobrado, as pessoas farão uso mais restritivo. No projeto ele prevê a proibição da distribuição gratuita de sacolas plásticas. Para isso, os estabelecimentos comerciais devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis. “A proposta tem como objetivo estimular a prática de preservação do meio ambiente. Contribuindo  para reduzir as agressões ao meio ambiente”

Samuel Salazar informou que no Brasil, aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por sacolas plásticas, e sua produção é ambientalmente nociva, segundo dados do Instituto Akatu. De acordo com números da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o consumo de sacolas plásticas tradicionais chega a 12 (doze) bilhões de unidades por ano. “Mais de dez por cento de todo o lixo é composto por sacolas de plástico. Não se trata de proibir, mas usar de maneira consciente”.

 

Em 16.09.2019 às 16h28.