Samuel Salazar homenageia auditores fiscais federais agropecuários

Para homenagear os auditores fiscais federais agropecuários (AFFAs) o vereador Samuel Salazar, atualmente sem partido, realizou reunião solene na manhã desta terça-feira (25). Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que, segundo o parlamentar, “exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras”. Salazar, que já foi superintendente Federal do Ministério da Agricultura em Pernambuco, nos anos 2015-2016, afirmou que “esta solene tem um grande significado porque esta semana, no dia 30, comemora-se o Dia Nacional de Valorização da Carreira de Auditoria Fiscal Federal Agropecuária’, disse Salazar.

A reunião solene foi presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), que formou a mesa com o delegado sindical de Pernambuco, José Carlos Carneiro Silva; o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais federais Agropecuários, Maurício Porto; o vice-presidente da entidade, Marcos Lessa; e o superintendente Federal de Agricultura em Pernambuco, Carlos Antônio Ribeiro Ramalho Júnior. Os auditores fiscais federais agropecuários atuam nas áreas de auditoria e fiscalização da fabricação de insumos, como: vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como: verificação da qualidade de sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, mel e carnes.

“Vendo vocês, me recordo da experiência enquanto superintendente Federal de Agricultura em Pernambuco. Por ter testemunhado esse honroso trabalho, é que decidi propor esta justa homenagem. Esta solene é o primeiro passo para destacarmos que precisamos pensar em políticas públicas de estímulo à agropecuária, fomentar o agronegócio e estudar a regulação e normatização de serviços vinculados ao setor”, acrescentou o vereador. Os auditores fiscais federais agropecuários atuam no campo, em laboratórios, portos, aeroportos ou nas indústrias que processam produtos de origem vegetal ou animal. São eles que garantem a qualidade dos alimentos que chegam à mesa ou ao mercado externo. Também fazem cumprir parâmetros legais essenciais ao respeito ao meio ambiente, à saúde pública, à sanidade das lavouras e rebanhos e à geração de emprego e renda.

Samuel Salazar destacou que “o Brasil é um país com vocação natural para o agronegócio devido às suas características e diversidades” e que, com seus 8,5 milhões de quilômetros quadrados é o quinto país quinto do mundo em potencial de expansão de sua capacidade agrícola. O agronegócio, segundo ele, tem grande participação no PIB, cria cerca de 37% de todos os empregos do País e responde por aproximadamente 39% das exportações brasileiras.  Ainda de acordo com o vereador, o setor garantiu um saldo comercial de aproximadamente 79 bilhões de dólares, em 2012; e aproximadamente 30% das terras brasileiras são utilizadas para a agricultura.

Após o discurso do vereador, o auditor fiscal e delegado sindical de Pernambuco, José Carlos Carneiro Silva, agradeceu pela homenagem à categoria e lembrou da época em que Samuel Salazar foi superintendente do  Ministério da Agricultura de Pernambuco. “Apesar de não ser um auditor de carreira, ele fez um importante trabalho de valorização da carreira que é fundamental para o agronegócio do Brasil”, disse. Em Pernambuco há 81 auditores na ativa, 103 aposentados e 28 pensionistas.

Em seguida, falou o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, Maurício Porto.  Ele agradeceu à Câmara Municipal do Recife “pelo reconhecimento ao trabalho dos auditores, cuja data comemorativa é dia 30 de junho. Essa mesma data é o aniversário de 19 anos de criação da carreira”. Maurício também entregou uma placa de agradecimento a Samuel Salazar, assim como um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), por encomenda do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Um vídeo de dois minutos e quarenta segundos, com os resultados desse mesmo estudo, foi exibido durante a solene. Ele permite quantificar, pela primeira vez, o retorno do trabalho do auditor para a nação. Sem os AFFAs, diz o estudo, o Brasil perderia anualmente pelo menos R$ 76,2 bilhões”, disse Samuel Salazar. Com isso, ele reconheceu que a reconhecida excelência que levou o Brasil a conquistar o posto de maior exportador mundial de produtos agropecuários deve-se, em boa parte, aos auditores fiscais federais agropecuários.



Em 25.06.2019, às 11h30.