130 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco são celebrados na Câmara
Segundo Aline Mariano, a corporação é considerada a instituição mais confiável pelos brasileiros desde 2009 e se mantém no ranking de liderança quando o assunto é credibilidade e seriedade. " E aqui em Pernambuco, este ano, mesmo após os frequentes abalos sofridos pelo país no cenário político com sucessivas denúncias, investigações e prisões – feitas em operações como a Lava Jato – o Corpo de Bombeiros aumentou seu prestígio perante a sociedade”.
A vereadora Aline Mariano ressaltou que ser bombeiro, salvar pessoas, socorrer feridos e evitar perdas, por si só já é motivo de orgulho. “Atuam em controle de inundações e resgate de vítimas de acidentes em lugares de difícil acesso, epidemias, catástrofes, incêndios e também na fiscalização de prédios e edifícios, são múltiplas as suas atribuições e responsabilidades, fazendo com que aumente a necessidade de sua presença cada vez mais forte na sociedade”.
Aline Mariano concluiu suas palavras pontuando que todos devem dar o devido reconhecimento à corporação. “Ser bravo significa estar constantemente lutando e vencendo o pior dos inimigos: o medo. Um bombeiro é um grande exemplo de bravura. Parabéns pela escolha de ajudar o próximo. Nossa gratidão é ainda maior do que a sua coragem. Parabenizo toda a corporação e a cada bombeiro, em particular, pelo seu brilhante trabalho, coragem e empenho. Vocês são heróis anônimos e dignos de todo o nosso respeito e admiração. Parabéns!”. Após o discurso da vereadora foi entregue uma placa comemorativa aos 130 anos do CBMPE.
O comandante geral Manuel Cunha citou a historia da corporação e o crescimento no número de homens e mulheres que começaram a fazer parte do CBMPE. “No início, em 20 de outubro de 1887, especificamente no Bairro do Recife, foi assinada a primeira Ordem do Dia do Contingente de Bombeiros, iniciando nossa historia em Pernambuco. Ao longo desses 130 anos de existência, saímos de um simples contingente de 30 homens contratados pelas empresas de seguro do bairro do Recife, para uma corporação de 2.600 homens e mulheres, bombeiros e bombeiras militares que, além de apagar incêndios executa as mais diversas atividades de salvamento terrestre, aquático, entre outras ações”.
Manuel Cunha destacou que exercer a profissão de bombeiro militar é a mais grata missão e ressaltou a importância da vida. “Temos a possibilidade de cuidar do povo mais humilde, mais abandonado, cuidar daqueles que não têm ninguém por eles. Dar a vida significa, precisamente, entregar o processo de construção de uma vida familiar, desejos, esperanças, pela comunidade. No meio de um mundo tumultuado, de valores morais incoerentes, esses exemplos nos dando razão para continuar acreditando e apostando na vida humana e nas ações humanitárias”.
As condições de trabalho dos bombeiros foram lembradas pelo Comandante e frisou que entre os anos de 2014 e 2017 o CBMPE alcançou patamares de segurança em Pernambuco não visto em nenhum estado da federação. Ao final das suas palavras, o Comandante Geral Manuel Cunha agradeceu em nome da corporação e citou trecho do Hino do Soldado de Fogo. “Agradeço também a essa Casa do povo recifense que acolheu nosso efetivo nessa noite de alegrias e homenagens. Pernambuco há de ser grande, a todos nós cabe uma parcela desta responsabilidade. Nós, bombeiros e bombeiras militares, agradecemos a Deus a honra e a glória de servir ao próximo: “Missão dupla o dever nos aponta: Vida alheia e riquezas salvar; E, na guerra punindo uma afronta Com valor pela pátria lutar”. Salvar! Sempre”. Muito obrigado”.
Em 21.11.17 às 20h14.