‘Nelson Poeta’ recebe Medalha do Mérito José Mariano

No dia em que completou 69 anos de idade, um dos representantes dos movimentos social e cultural do Recife, Nelson Barbosa da Silva, mais conhecido como ‘Nelson Poeta’, recebeu a mais alta comenda da Câmara Municipal: a Medalha do Mérito José Mariano. A iniciativa foi do vereador Osmar Ricardo (PT). Familiares, amigos, sindicalistas, lideranças comunitárias e religiosas lotaram o Plenário na manhã de hoje (15).

A reunião solene foi presidida pelo vereador Erivaldo da Silva (PTC) que convidou para compor a mesa, o assessor executivo da Secretaria de Coordenação Política de Governo da Prefeitura do Recife, Aluízio Camilo, e o filho do homenageado, Carlos José Barbosa da Silva. Nelson Poeta nasceu no Alto de Santa Isabel, bairro de Casa Amarela. Foi leiturista e entregador de contas de luz durante 35 anos, do antigo Grupo Pernambuco Tramways, que passou a ser Celpe em 1965.

Em seu discurso, Osmar Ricardo, que conhece Nelson Poeta há quase 30 anos, ressaltou que ele dedicou sua vida aos movimentos popular, cultural, às transformações sociais do Recife. “Nelson foi diretor da Federação das Associações e Conselhos de Moradores de Casa Amarela, diretor do Sindicato dos Urbanitários e participou de um dos maiores movimentos de desapropriação de terras do Recife no fim da década de 70, conhecido como Terra de Ninguém”

O vereador também falou sobre o talento de Nelson como compositor de músicas e versos, autor de cordéis que relataram o cotidiano da população recifense, “principalmente a vida e a cultura dos moradores dos altos, morros e alagados”.  Casado com Narlete Souza da Silva, com quem tem nove filhos, Nelson Poeta é portador, há cinco anos, do Mal de Alzheimer. Um dos seus filhos, Carlos José Barbosa Filho, 45 anos, agradeceu a homenagem, lembrando os momentos difíceis vividos pela família devido às perseguições sofridas pelo pai  na época do extinto Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) por causa do envolvimento dele nas causas sociais.      

Em 15.12.2011, às 12h59