Dona Nicinha recebe Medalha do Mérito José Mariano

Eurinice Ramirez Pereira, a funcionária mais antiga da Câmara Municipal em atividade, recebe na tarde desta quarta-feira, 22, a mais alta comenda do legislativo municipal, a Medalha do Mérito José Mariano, por iniciativa do primeiro secretário, vereador Augusto Carreras (PV). A solenidade começa às 16h. A partir de janeiro, Dona Nicinha - como é chamada pelos colegas - pretende ter um dia a dia mais leve e, por este motivo, está se despedindo da Casa, onde trabalhou durante 60 anos. Atualmente, ela é vinculada à Assessoria Especial Legislativa.

Dona Nicinha, recifense do bairro da Encruzilhada, iniciou suas atividades na Câmara tirando cópias de documentos e preparando requerimentos, em 1950, a convite de Romildo José Ferreira Gomes, pai do também vereador Romildo Gomes. Tinha apenas 16 anos e estudava na Escola Pinto Júnior. A CMR ainda funcionava no edifício Alfredo Fernandes, na Avenida Barbosa Lima, Bairro do Recife. A transferência para a atual sede da Rua Princesa Isabel só aconteceu em 1963. Dona Nicinha acompanhou todas essas mudanças. 

Em 1958 veio o casamento. As licenças-maternidade dos três filhos foram os únicos períodos de afastamento da Câmara. Depois, vieram os seis netos. Dona Nicinha aposentou-se em 1984, mas decidiu continuar trabalhando. O motivo? “Me pediram para não sair e eu também não sei ficar em casa”, respondeu.

Dona Nicinha pensa agora em viajar com a família. Mas promete visitar os muitos amigos que fez durante todo esse tempo na Câmara. “Acompanhei gerações de vereadores, todos são meus filhos”, diz ela, emocionada: “Me considero viúva de José Mariano e mãe de 37 filhos”.  

Em 16.12.10, às 13h48.