Abordar o desempenho da Prefeitura do Recife na pasta de Educação durante o período de enfrentamento à covid-19. Foi esse o objetivo de um discurso proferido pelo vereador André Régis (PSDB) nesta segunda-feira (6), na reunião ordinária remota da Câmara Municipal. De acordo com o parlamentar, o Poder Executivo errou ao descontinuar um programa de distribuição de tablets que poderia servir para garantir a educação dos alunos da rede em meio à suspensão das atividades presenciais.
O vereador Rodrigo Coutinho (SD) defendeu a reabertura das atividades das academias esportivas privadas que tenham quadras de tênis e de futebol society que estão fechadas há dois meses com a adoção do plano estadual para contenção do vírus da covid-19 . “É preciso que essas academias, que são importantes para a manutenção do bem-estar e da saúde física, voltem a funcionar desde que os seus proprietários adotem os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (6), de forma remota, por videoconferência.
O vereador Fred Ferreira (PSC) apresentou cinco requerimentos, que foram aprovados, pedindo a implantação de bicicletários em diversos pontos do Recife. Ele discutiu duas destas propostas, as de número 3213 e 3217/2020, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, para viabilizar estudos para a implantação dos bicicletários nos museus, Casa da Cultura do Recife, nas instituições de ensino público, nos mercados públicos, nos hospitais e unidades básicas de saúde e nas praças públicas do Recife. “Termos uma malha cicloviária é importante e para mim ela está em primeiro lugar. Mas, só faz sentido falarmos nesse tema se o poder público fizer, paralelamente, a implantação de bicicletários”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (6), de forma remota, por videoconferência.
Na manhã desta segunda-feira (6), durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, via videoconferência, o vereador Ivan Moraes (PSOL) relembrou as etapas do processo para a criação do Parque Capibaribe e comentou que o projeto sofrerá sua terceira licitação.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) discutiu o requerimento nº 2945/2020, de sua autoria, nesta segunda-feira (6), dirigindo indicação à Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife para que implemente a proposta de plano emergencial para implantação de estrutura cicloviária, no município, dividido em 4 fases, elaborada pela Ameciclo (Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife).
Uma demanda das comunidades de Dois Unidos e Passarinho foi discutida na reunião ordinária remota da Câmara do Recife nesta segunda-feira (6). Na ocasião, o Poder Legislativo aprovou o requerimento nº 3117/2020, de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (SD), que pede à Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) que a linha 114 do transporte complementar da capital volte a atender um trecho da rua Pereira Barreto, no bairro de Passarinho.
O revestimento e urbanização do Canal do Ibiporã, no trecho 3 e 4, da Rua Cabo Eutrópio, até o braço do Rio Capibaribe, na comunidade do Coque e na comunidade de Joana Bezerra, retomada para beneficiar os moradores daquelas localidades. A iniciativa do requerimento 3082/20 é do vereador Augusto Carreras (PSB). Ele defendeu a proposta durante reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (6), por videoconferência. Cerca de 48 mil pessoas serão beneficiadas pela obra.
A vereadora Michele Collins (PP) discutiu e aprovou o requerimento de número 3044/2020, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, para determinar o serviço de requalificação de calçadas na Avenida Agamenon Magalhães, especialmente no trecho compreendido entre os hospitais da Restauração e Real Hospital Português. “Aquela é uma área hospitalar muito importante, onde milhares de pessoas transitam diariamente. Há vários hospitais naquela área e por isso, ela precisa da atenção do poder público”, alertou, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (6), de forma remota, por videoconferência.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) considerou como “insensibilidade do Governo Federal” o aumento na conta de energia elétrica em 4,88% para os consumidores residenciais e 5,93% para os de alta tensão. “Isso vai na contramão do que o prefeito Geraldo Julio fez ao sancionar a lei municipal de nº 18.736/2020, por meio de iniciativa de minha autoria, que dispõe sobre a suspensão de corte de água e de energia elétrica durante o período de 120 dias no Recife, devido a pandemia da covid-19 ”. O parlamentar abordou o assunto em reunião ordinária da Câmara do Recife realizada por meio de videoconferência, nesta segunda-feira (6).
O fechamento de duas estações de BRT da avenida Caxangá foi alvo de um pronunciamento do vereador Aderaldo Pinto (PSB) nesta segunda-feira (6). De acordo com o parlamentar, que discursou durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, os equipamentos foram desativados no começo da pandemia de covid-19. Com a reabertura do comércio da capital, moradores da região que utilizam o BRT enfrentam dificuldades para se locomover.