O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu a reunião realizada na semana passada com o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, sobre a questão de pagamentos de cachês aos artistas que se apresentaram no carnaval. “Infelizmente, trago notícias não boas. Dos R$ 41 milhões destinados aos serviços culturais empenhados, agora é que chegaram aos R$ 12 milhões pagos”. O assunto foi abordado por ele nesta segunda-feira (1º), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência.
O vereador Fred Ferreira (PSC) fez defesa de três requerimentos de sua autoria durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada de forma remota, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (1º). Um deles foi o de número 2108/2020, que dirige apelo ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, para que as aulas da rede municipal de ensino sejam inseridas na programação da TV aberta. “Vi esta ideia em Caruaru, sei que ela está dando certo, e agora estou sugerindo para que seja adotada aqui no Recife”, disse.
Duas localidades nos bairros de Dois Unidos e Santo Amaro foram alvo de ações de sanitização promovidas pelo mandato do vereador Luiz Eustáquio (PSB) no último fim de semana. O parlamentar repercutiu o assunto durante a reunião ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (1º). Na ocasião, ele disse que o trabalho visa auxiliar o enfrentamento à pandemia de covid-19.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) disse que, durante esse período da pandemia de covid-19, diversas comunidades da Zona Norte do Recife estão sendo abastecidas por carros-pipas, mas insistiu na necessidade de as famílias residentes nas áreas receberem a água através das torneiras. “Reconhecemos o investimentos e os esforços que estão sendo feitos pelo Governo do Estado, através do escritório da Compesa em Dois Irmãos, mas a população requer mais atenção”, disse, na reunião ordinária realizada na manhã desta segunda-feira, (1º), por videoconferência.
A Comissão de Segurança Cidadã, da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), analisou e aprovou pareceres a cinco projetos de lei ordinária. Na mesma reunião, na manhã desta sexta-feira (29), realizada por videoconferência, o colegiado distribuiu nove projetos de lei para análise de pareceres. Participaram da reunião os vereadores Ricardo Cruz (PP) e Amaro Cipriano Maguari (PP).
Ao participar da audiência pública que teve como objetivo apresentar o resultado das metas fiscais do município para o primeiro quadrimestre deste ano, o secretário municipal de Finanças, Ricardo Dantas, também apresentou dados relativos ao enfrentamento da covid-19 e os impactos das ações na arrecadação financeira da Prefeitura do Recife. A audiência ocorreu nesta quinta-feira (28), de forma remota, por videoconferência, em virtude das medidas de proteção para evitar a disseminação do coronavírus. Ela foi promovida pela Comissão de Finanças da Câmara do Recife e contou com a presença de diversos vereadores, que puderam fazer questionamentos e tirar dúvidas com o secretário.
Apesar da redução na atividade econômica, decorrente do isolamento social necessário ao enfrentamento do novo coronavírus, a Prefeitura do Recife cumpriu as metas fiscais para o exercício que compreende os meses de janeiro a abril de 2020. “Neste primeiro quadrimestre, ainda não se pode sentir o efeito completo e total da pandemia nos números da execução orçamentária do município. A repercussão dos problemas começou a partir da terceira semana de março e foi mais intenso durante todo o mês de abril”, analisou o secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas. Ele apresentou o relatório na tarde desta quinta-feira (28), em audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife e que ocorreu por videoconferência.
Em reunião realizada por meio de videoconferência, na manhã desta quinta-feira (28), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife analisou três projetos de lei, entre os quais um foi aprovado: o de número 65/2020, de autoria da vereadora Aline Mariano (PP). Participaram da reunião os vereadores Eriberto Rafael (PP), presidente do colegiado; Rinaldo Júnior (PSB) e Aimée Carvalho (PSB).
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife deu parecer favorável ao projeto de resolução nº 05/ 2020 que institui a Frente Parlamentar pela Primeira Infância, no âmbito da Casa José Mariano. A medida de autoria dos vereadores Ana Lúcia (Republicanos) e Ivan Moraes (PSOL) foi aprovada pelo colegiado durante reunião, transmitida por videoconferência, na manhã desta quinta-feira (28). Além do presidente da Comissão ,vereador Aerto Luna (PSB), também participaram do encontro Eribeto Rafael (PP ), Samuel Salazar (MDB), Almir Fernando (PCdoB ) e Renato Antunes (PSC ).
Com questionamentos diretos e objetivos, vereadores do Recife participaram da reunião promovida pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), na tarde desta quarta-feira (27). O encontro, transmitido por videoconferência, reuniu em dois momentos distintos, o secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.