2020

No momento em que o Congresso Nacional analisa os vetos do presidente da República à Lei de Diretrizes Orçamentárias, o vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (3), para fazer um apelo aos deputados e senadores. “Eu gostaria de pedir que os parlamentares não derrubem os vetos e que, dessa forma, deixem o presidente governar”, afirmou. Segundo ele, se ocorre o contrário, “a instabilidade política será fomentada no País”.

A aprovação do projeto de lei número 149/2018, que dispõe sobre a inclusão do Dia da Família Recifense, no calendário oficial de eventos do município, gerou uma discussão em plenário nesta terça-feira (3), quando se realizou a segunda e última votação. O vereador Ivan Moraes (PSOL), subiu à tribuna, na reunião ordinária, para justificar o voto em favor da matéria, que foi proposta pelo vereador Fred Ferreira (PSC). “O que está sendo votado não é a justificativa do projeto de lei, mas o texto que se tornará lei. Por isso, sou a favor. O texto não define o arranjo familiar e será uma oportunidade para se discutir a questão do respeito pela diversidade em sala de aula”, defendeu Moraes.

Instituir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no Recife. É esse o intuito do projeto de lei nº 148/2019, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que foi levado à discussão no plenário da Câmara nesta terça-feira (3). A matéria, cuja votação foi adiada após um pedido da parlamentar, havia recebido um parecer pela rejeição por parte da Comissão de Legislação e Justiça da Casa.

Indignado com as críticas tecidas pelo ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, o vereador Rinaldo Junior (PSB) classificou como sendo agressões pessoais, de baixo calão, que saíram do campo da política, aonde segundo ele, deve se dar o bom debate. Ao criticar a gestão do Executivo municipal, o ex-ministro, conforme registro em jornais locais, teria feito críticas pessoais ao vereador. O parlamentar rebateu, na tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife, a fala do ex-ministro com veemência.

As discussões sobre a doença covid-19, causada pelo por uma variedade recém-descoberta de coronavírus, chegaram à Câmara do Recife. Nesta terça-feira (3), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) subiu à tribuna da Casa para tratar da necessidade da preparação contra o problema na capital pernambucana. O parlamentar apresentou um requerimento, aprovado durante a reunião plenária, para a realização de uma audiência pública sobre o tema no dia 19 de março.

As obras de calçamento na rua Luiz da Câmara Cascudo, na Comunidade de Roda de Fogo, na Zona Oeste do Recife, terão início nesta quarta-feira (4). “Trata-se de uma reivindicação antiga dos moradores que sofriam muito, sobretudo nos dias de chuva”, destacou o vereador Eriberto Rafael (PTC), na tribuna da Câmara do Recife, nesta terça-feira (3). Ele aproveitou a ocasião para agradecer a gestão municipal pelos serviços que devem abranger, em seguida, a recuperação das ruas Uruguai e Confederação do Equador.

Com o tema "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso" e o lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele", a Campanha da Fraternidade 2020 será debatida na Câmara do Recife, por iniciativa do vereador Aerto Luna (PSB), em reunião solene a ser realizada nesta quarta-feira (4), às 16 horas. O tema discutido foi inspirado na vida de Santa Dulce dos Pobres. “Como vereador e católico vejo a importância em discutir todos os anos a Campanha da Fraternidade, pois a sociedade precisa se engajar na discussão”.

A avenida Liberdade, localizada na Zona Oeste do Recife, pode ganhar um ponto de redução de velocidade de tráfego. Ao menos é isso que quer o vereador João da Costa (PT), que tratou do assunto na tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (3). Apontando falta de segurança para pedestres na via, o parlamentar repercutiu no plenário que o pedido foi feito diretamente à presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.

O lançamento do projeto, em primeira edição, “Clarice vai à Escola para o bem-estar animal”, de autoria da vereadora Goretti Queiroz (PL), contou com a participação de toda equipe do gabinete dela, bem como representantes da Secretaria Municipal de Educação, em solenidade no Compaz Ariano Suassuna. Ela informou na tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife, que o nome do programa é uma homenagem à escritora Clarice Lispector, que tem diversos livros publicados sobre a causa animal. "O programa vai levar educação animal para as escolas da rede pública, no sentido de educar e lançar um novo olhar sobre a questão", afirmou a parlamentar.

Uma obra realizada pela Prefeitura do Recife foi tema de um discurso do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) nesta terça-feira (3). Da tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar agradeceu ao Executivo municipal – em especial, ao prefeito Geraldo Julio e ao secretário de Infraestrutura, Roberto Gusmão – pelo recapeamento da avenida São Paulo, na Zona Oeste da capital.