2020

Uma declaração do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, exortando a violência policial, levou o vereador Ivan Moraes (PSOL) à tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (4). O parlamentar teceu duras críticas ao posicionamento do dirigente sobre a atuação da polícia militar no episódio em que uma torcida organizada do Sport Club invadiu a festa de 106 anos do Santa Cruz, no Pátio de Santa Cruz, realizada ontem à noite. “O dirigente da Federação, órgão que deve promover a paz e a concórdia entre torcidas, disse a uma rádio que a polícia foi fraca e que deveria ter chegado atirando e que o Congresso errou ao não aprovar a pena de morte no País”.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) elogiou a ampliação do número de ciclofaixas que vêm sendo instaladas nas vias públicas do Recife, mas defendeu a necessidade de se criar uma campanha educativa para esclarecer a necessidade de se reduzir a velocidade do carros. “É preciso que seja feita uma campanha, através da CTTU, para esclarecer que a velocidade dos carros tem que diminuir nos locais onde existem essas ciclofaixas. A divulgação da informação é que vai chamar a atenção dos motoristas para este fato”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (4).

O anúncio feito pelo vereador André Régis (PSDB), de que não disputará a reeleição no pleito municipal marcado para este ano pegou os colegas de surpresa e houve repercussão no plenário da Câmara Municipal do Recife. A decisão foi o tema do discurso do vereador Hélio Guabiraba (sem partido), durante o grande expediente. “Fui pego de surpresa e ainda estou em estado de choque. André Régis, para mim, é um professor na política, um homem público respeitado não somente aqui como também em todo o Brasil”, disse, na reunião desta terça-feira (4).

O habitacional Paulo Cavalcanti, no bairro da Guabiraba, deverá receber asfalto em toda sua extensão. Uma luta que, segundo o vereador Hélio Guabiraba (sem partido), começou há mais de vinte anos e que finalmente agora vai se concretizar. Ele comemorou o fato na tribuna da Casa de José Mariano, durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (4).

Um quadro escasso de servidores, uma fila de atendimento com dois milhões de pessoas e uma decisão controversa para a solução do problema por parte do Governo Federal. Foi essa a descrição da crise no atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) feita pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) na tarde desta terça-feira (4), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Em seu discurso, o parlamentar defendeu a contratação de servidores da carreira do Instituto para resolver a questão – e classificou a decisão do Governo Federal de convocar militares da reserva como uma forma de propagandear as Forças Armadas.

O vereador André Régis (PSDB) anunciou que não vai disputar a reeleição nas eleições municipais previstas para este ano. “Neste início de sessão legislativa, subo a tribuna da Câmara Municipal do Recife para informar que o meu ciclo político está se concluindo nesta Casa. Ficarei somente até o final deste ano, pois não pretendo disputar o cargo de vereador mais uma vez”, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (4).

Durante a reunião plenária desta terça-feira (4), a primeira após a instalação dos trabalhos legislativos de 2020, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife para desejar aos membros da Casa de José Mariano um ano de boas realizações. Além disso, a parlamentar – que assumiu o cargo de vereadora como suplente em fevereiro de 2019, ocupando a vaga deixada pelo deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) – comemorou a passagem do seu primeiro ano de mandato. “Realizo, hoje, um ano de muito trabalho e ações realizadas.”

A Câmara Municipal do Recife se fez presente na cerimônia de posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o biênio 2020/2022. O presidente da Casa de José Mariano, o vereador Eduardo Marques (PSB), prestigiou o evento, que reuniu autoridades dos três poderes na tarde desta segunda-feira (3).

Reconduzido à liderança da bancada de Oposição na Câmara Municipal do Recife, o vereador Renato Antunes (PSC) alertou que os problemas da cidade do Recife não podem ser reféns de um ano eleitoral. “Nossa função constitucional é cuidar da cidade. Por isso, lamento que o prefeito Geraldo Julio não esteja aqui, presente nesta solenidade, para nos ouvir. Para ouvir a Oposição”, disse, na tarde desta segunda-feira (3), durante a instalação da 4ª Sessão Legislativa, que significa o quarto ano da atual legislatura (mandato). A reabertura dos trabalhos legislativos se deu dentro da expectativa de este ser um ano eleitoral para renovação dos poderes municipais, pois é o último do mandato do atual prefeito e da composição do Legislativo que vigorará até 31 de dezembro.

A reunião solene de instalação da 4ª sessão legislativa da 17ª legislatura foi aberta na tarde desta segunda-feira (3), na Câmara do Recife, pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB). Seguindo o protocolo, ele convidou o vice-prefeito, Luciano Siqueira, na qualidade de representante do Prefeito Geraldo Julio, e protocolou a mensagem por ele enviada contendo a situação do município. Também discursaram o líder da Oposição, vereador Renato Antunes (PSC), e o líder da situação, vereador Eriberto Rafael (PTC).