Associação Nação Cidadã se torna de utilidade pública no Recife

Pela atuação na defesa, preservação, promoção e conservação do meio ambiente, patrimônio histórico, cultural e artístico, a Associação Nação Cidadã tornou-se de utilidade pública do Recife, a partir da lei nº 19.322/2024, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PSB). A proposta tramitou na Câmara do Recife e foi sancionada pelo prefeito João Campos (PSB).

Ao justificar a proposta, o vereador Aderaldo Pinto exaltou a importância da Associação na sociedade, sobretudo suas ações voltadas às mulheres. De acordo com ele, a entidade "tem a preocupação de desenvolver projetos que promovam tecnologias sociais voltadas à economia e geração de renda para as mulheres, oferecendo cursos de formação com a finalidade de disseminar inovações direcionadas à igualdade étnico-racial de gênero". 

O parlamentar informou que a Organização Não Governamental (ONG) foi criada em 2004, no Recife, com atuação no Hospital da Restauração, e expandiu-se para o interior de Pernambuco "levando alimentos e promovendo educação gratuita para as crianças, os jovens e os adultos em situação de risco social".

Aderaldo Pinto complementou, ainda, que a ONG promove a capacitação de mulheres e jovens da comunidade em corte e costura, panificação, hortas familiares, cozinhas ecoeficientes e sustentabilidade. Segundo ele, a Associação Nação Cidadã atua "com o propósito de gerar renda através da economia solidária", além de "desenvolver a conscientização ecológica de proteção ao meio ambiente".

Em 07.01.2025