Chico Kiko sugere uso consciente da tecnologia e das redes sociais

Dispositivos eletrônicos e redes sociais, em particular, já se tornaram parte do cotidiano, especialmente para crianças e adolescentes. Mas o uso inadequado ou excessivo pode gerar impactos negativos na saúde física, mental e emocional dos jovens. Preocupado com essa realidade, o vereador Chico Kiko (PSB) apresentou o projeto de lei número 195/2024, que cria nas escolas públicas do Recife o Programa de Conscientização do Uso da Tecnologia e das Redes Sociais para Crianças e Adolescentes. A matéria em tramitação já recebeu pareceres favoráveis da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes e também da Comissão de Políticas Públicas da Juventude.

Na justificativa da proposta, o parlamentar alerta para os principais problemas associados ao uso excessivo da tecnologia como aumento dos casos de ansiedade, depressão, distúrbios do sono, sedentarismo e isolamento social. Chico Kiko ressalta ainda que a exposição prolongada a telas também pode causar problemas de visão, postura e desenvolvimento cognitivo, além de o ambiente digital apresentar riscos específicos, como o cyberbullying, a exposição a conteúdos inadequados e a vulnerabilidade a crimes cibernéticos. “O Programa visa promover uma abordagem preventiva e educativa, capacitando crianças, adolescentes, pais e educadores a fazerem escolhas informadas e responsáveis no uso da tecnologia”.

Entre as ações previstas no Programa de Conscientização do Uso da Tecnologia e das Redes Sociais está a realização de palestras, oficinas e workshops direcionadas a alunos, pais, educadores e responsáveis que abordem temáticas sobre segurança digital; privacidade; cyberbullying; limites no uso da tecnologia; e importância do equilíbrio entre o mundo virtual e real. O Programa prevê ainda a criação de materiais educativos de conscientização; parcerias para desenvolver conteúdo e atividades que promovam o uso responsável da internet; e inclusão de conteúdos relacionados ao uso consciente da tecnologia e das redes sociais nos currículos escolares, com ênfase no desenvolvimento de habilidades críticas e éticas, entre outras ações.

A relevância desse tema é reforçada por um projeto de lei federal, que tramita na Câmara dos Deputados e institui a Campanha Abril Roxo, focada na conscientização dos riscos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos. A iniciativa proposta pelo município do Recife alinha-se a esse movimento nacional, ampliando o alcance das ações preventivas e adaptando-as às especificidades locais”, pontua o vereador Chico Kiko.

 

Em 21.01.2025