Conduta de vereadores motiva pronunciamentos na Câmara
Em seu discurso, Chico Kiko afirmou que comentários como os da reunião da segunda-feira podem exigir que o tema seja levado à Comissão de Ética da Câmara do Recife. O parlamentar não identificou o autor das palavras, mas fez alusão à necessidade de que parlamentares recém-chegados respeitem os demais membros do Poder Legislativo. “Fiquei muito preocupado ao ouvir alguns parlamentares que diziam que não iam respeitar o pessoal da esquerda. Esta Casa é uma casa plural. E tem que ter respeito”.
Em aparte, Thiago Medina, que inicia o seu primeiro mandato na Casa, afirmou que não desrespeita “nenhum indivíduo, nenhum vereador”. “Como eu falei ontem, todo mundo aqui está no mesmo cargo, todo mundo é vereador igual. Mas não sou obrigado a respeitar uma ideologia”.
Também falaram em apartes o vereador Hélio Guabiraba (PSB), que observou que o vereador Chico Kiko não havia citado Medina expressamente, e o vereador Eduardo Moura (PL), que tratou da necessidade de uma relação mais respeitosa entre os Poderes Executivo e Legislativo. Por sua vez, a vereadora Kari Santos (PT) defendeu o campo político da esquerda dos comentários feitos anteriormente. “Como militante do Partido dos Trabalhadores, eu gostaria de deixar registrado que a esquerda não é uma escória. A escória da sociedade brasileira tem nome e sobrenome: Jair Messias Bolsonaro. A escória da sociedade, para mim, é um político que mata 700 mil brasileiros diante do negacionismo”, disse a parlamentar.
Após o discurso de Chico Kiko, Thiago Medina ocupou a tribuna da Câmara para dar continuidade ao pronunciamento feito em aparte a Chico Kiko. O vereador iniciou seu discurso negando, outra vez, ter tratado com falta de respeito a Casa, e disse respeitar os indivíduos, mas não a ideologia de alguns vereadores. Em seguida, o parlamentar fez críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citando questões como a alta de 26% do dólar em 2024, o veto presidencial ao pagamento de pensão à pessoas com microcefalia, entre outras. O parlamentar ainda elogiou os resultados econômicos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O vereador Thiago Medina cedeu aparte ao vereador Gilson Machado Filho (PL), que citou recursos recebidos pelos municípios durante a pandemia e o transporte gratuito das vacinas, em parceria com o Ministério do Turismo da gestão anterior do Governo Federal.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Chico Kiko.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Thiago Medina.
Em 14.01.2025