Jô Cavalcanti se apresenta e elenca prioridades em seu mandato

“Eu sou uma mulher ambulante, venho da militância do Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Sem-Teto e hoje estou aqui, no Legislativo Municipal", disse a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) durante a reunião extraordinária da Câmara do Recife nesta terça-feira (14). Ela cumpre o primeiro mandato na Casa e lembrou que é “a única mulher negra periférica eleita nesta Legislatura”. A parlamentar apresentou algumas das pautas que serão prioridades do seu mandato, como moradia, renda básica e meio ambiente.

A vereadora destacou que o Recife hoje é a 16ª cidade mais vulnerável às mudanças climáticas no mundo. "Ontem choveu muito e a gente sabe que quando chove, alaga tudo no Recife. A gente vai lutar muito pra falar dessas pautas importantes para a nossa cidade, eu vivi parte da minha vida em área vulnerável”, contou. 

Jô Cavalcanti também reiterou a pauta da renda básica como prioridade do mandato. “A fome ainda é uma coisa muito latente na nossa sociedade, e temos projetos para discutir que são justamente sobre a criação de cozinhas solidárias através do Poder Público municipal. A proposta é criar uma política municipal de cozinha solidária nas comunidades. 

Em aparte, a vereadora Natália de Menudo (PSB) parabenizou Cavalcanti pelo espaço ocupado. “Sabemos que vivemos em uma sociedade bastante machista, e a sua presença aqui, nesta Casa, demonstra força para que todas juntas estejamos aqui. Que a gente venha mostrar, cada vez mais, com a nossa força, união e responsabilidade, que as mulheres são capazes, sim, e que elas podem, sim, fazer a diferença nesta Casa”. 

Em seguida, a vereadora Kari Santos (PT) reafirmou que “estamos aqui para ocupar espaço, porque fomos eleitas e precisamos ser respeitadas nesta Casa”. Ainda em aparte, a vereadora Liana Cirne pontuou que “precisamos refletir sobre o que acontece aqui, nós falamos no primeiro debate sobre o respeito do Executivo para com o Legislativo, e acho que, nesse momento, a gente precisa falar do respeito do Legislativo para consigo mesmo”. 

Clique aqui e assista o discurso da vereadora Jô Cavalcanti.

Em 14.01.2025