Lei de autoria de Samuel Salazar cria Dia do Pescador

No Recife, a figura do pescador é celebrado com uma data reservada no calendário oficial do município: o dia 29 de junho. A homenagem surgiu com a aprovação do projeto de lei nº 23/2023, que deu origem à lei municipal nº 19.075/2023. O vereador Samuel Salazar (MDB) é o autor da legislação.

Segundo o texto, a data possui como objetivos incentivar a preservação das espécies marinhas, respeitando os seus períodos de reprodução, e conscientizar os diversos segmentos da sociedade acerca da importância do pescador como fonte crescente para a economia da capital.

Na justificativa que acompanha o projeto de lei nº 23/2023, Samuel Salazar explica que a data escolhida para homenagear os pescadores coincide com o dia de São Pedro, padroeiro desses profissionais. Além disso, já existe um Dia Nacional do Pescador, celebrado também em 29 de junho.

Ainda na mensagem, Salazar destaca a organização dos pescadores como categoria organizada, mencionando a luta da Colônia de Pescadores Z-1, situada em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. “As lutas das colônias de pescadores, que resultaram em grandes transformações e em reconhecimento como classe social, merecem ser enaltecidas”, argumenta.

Em 29.01.2025