Lei proposta por Davi Muniz institui marco inaugural e aniversário da Várzea

O Calendário de Eventos do Recife reserva o dia 6 de agosto como aniversário do bairro da Várzea. A data foi reconhecida oficialmente pela Lei Municipal 19.237/24, proposta pelo vereador Davi Muniz (PSD). A legislação, em vigor desde junho de 2024, também institui o ano de 1612 como marco inaugural do bairro. O parlamentar ressalta que a Várzea é um testemunho vivo dos primeiros passos da colonização portuguesa em Pernambuco. “As terras da região foram as primeiras a serem divididas entre os Colonos, marcando o início daquele povoamento”.

Para Davi Muniz, além de reconhecer a importância histórica do bairro, a instituição do marco busca preservar e celebrar a rica herança cultural que ele representa. Outro objetivo da medida, segundo o vereador, é destacar o ponto de partida desta comunidade que desempenhou um papel vital na formação da identidade local. Já a celebração do aniversário da Várzea é vista pelo autor da lei como uma forma de fortalecer o senso de pertencimento da comunidade e promover o turismo cultural.

Várzea – Localizado na zona oeste da cidade, o bairro tem área de 2.225 hectares e limita-se com três municípios da região metropolitana: Camaragibe, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Várzea bairro possui mais de 70 mil habitantes. No lugar estão alguns espaços importantes da vida cultural recifense, a exemplo da Oficina Cerâmica Francisco Brennand e do Instituto Ricardo Brennand.

Em 21.01.2025