Lei reconhece clube Lenhadores como patrimônio do Recife

A lei municipal nº 19.291/2024, promulgada em julho do ano passado, classifica o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores, criado há 127 anos, como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O reconhecimento foi concedido a partir de uma iniciativa do vereador Rinaldo Júnior (PSB), autor do Projeto de Lei Ordinária nº 102/2024, aprovado no plenário da Câmara Municipal.

Na justificativa da proposição, o parlamentar destaca a importância histórica da agremiação centenária, mas também a função social que ela segue exercendo nos dias de hoje no bairro onde está sediada, a Mustardinha, na Zona Oeste da capital pernambucana. " Esse
espaço serve como o principal ambiente de lazer da Comunidade, tendo sempre em suas festas os momentos culturais, com grande adesão dos moradores da Mustardinha e bairros adjacentes", argumenta o vereador.

No projeto, Rinaldo Júnior cita pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), afirmando que o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores está entre os mais antigos em atividade, sendo mais recente apenas que o Cube das Pás (136 anos) e que o Clube Vassourinhas (135 anos).

História – O Clube Carnavalesco Misto Lenhadores foi fundado em 5 de Março de 1897, de uma dissidência no Clube das Pás, no Beco das Barreiras, atual Rua José de Alencar, no bairro da Boa Vista. Foi chamado inicialmente de Clube do Machado, sendo denominado posteriormente "Clube do Machadinho" e depois " Clube do Lenhador" até ganhar a denominação atual. Desde 1950 está sediado na rua Moçambique, no bairro da Mustardinha e desfila sempre nas sextas-feiras de Carnaval na Avenida Dantas Barreto, entre os Bairros Santo Antônio e São José.

Em 28.01.2025